fbpx
  • Entre em Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Quem Somos
  • TOUR O QUE FAZER CURITIBA
O Que Fazer Curitiba
  • GASTRONOMIA
    • BARES & DRINKS
    • CAFÉS & DOCERIAS
    • RESTAURANTES
  • DICAS
    • ROTEIROS
    • TURISMO
  • LIFESTYLE
    • DECORAÇÃO
    • EVENTOS
    • MODA
    • SAÚDE & BELEZA
    • SHOWS
  • TOUR OQFC
  • SOBRE
    • QUEM SOMOS
    • CONTATO
    • TRABALHE CONOSCO
    • EBOOKNovo!
No Result
View All Result
  • GASTRONOMIA
    • BARES & DRINKS
    • CAFÉS & DOCERIAS
    • RESTAURANTES
  • DICAS
    • ROTEIROS
    • TURISMO
  • LIFESTYLE
    • DECORAÇÃO
    • EVENTOS
    • MODA
    • SAÚDE & BELEZA
    • SHOWS
  • TOUR OQFC
  • SOBRE
    • QUEM SOMOS
    • CONTATO
    • TRABALHE CONOSCO
    • EBOOKNovo!
No Result
View All Result
O Que Fazer Curitiba
No Result
View All Result
Home DICAS

Avenida Luiz Xavier, a menor avenida do mundo, guarda uma das maiores histórias de Curitiba

Com poucos metros de extensão, a pequena via reúne encontros históricos, prédios icônicos, memórias da antiga Curitiba e uma curiosidade que atravessou gerações

14 de setembro de 2026
in DICAS, ROTEIROS, TURISMO
0
Avenida Luiz Xavier, a menor avenida do mundo, guarda uma das maiores histórias de Curitiba

Avenida Luiz Xavier - Foto: Isabella Mayer / Prefeitura de Curitiba

A caminhada começa na Rua XV de Novembro. O movimento dos pedestres, o comércio, os prédios antigos e aquele clima de Centro histórico já entregam que estamos em um dos lugares mais tradicionais de Curitiba.

Mas basta andar alguns passos para encontrar uma curiosidade que parece até brincadeira: uma avenida. Com pouco mais de 150 metros, mas sim, uma avenida mesmo!

Essa é a Avenida Luiz Xavier, conhecida popularmente como a “menor avenida do mundo”. Pequena no mapa, mas gigante quando o assunto é história. E talvez esse seja um dos endereços mais curitibanos possíveis: discreto para quem passa rápido, mas cheio de histórias para quem resolve olhar com calma.

Antes de ser avenida, era caminho de passagem

Volte algumas décadas no tempo. Imagine uma Curitiba diferente: ruas de terra, carroças circulando, bondes passando e uma cidade começando a crescer.

Naquela época, o trecho que hoje conhecemos como Avenida Luiz Xavier era uma pequena passagem usada como atalho entre pontos importantes do Centro. Com o desenvolvimento urbano, o espaço passou por transformações até se tornar uma avenida.

Avenida Luiz Xavier em 1929 – Foto: Arquivo Público

A mudança mais importante aconteceu durante a gestão de Luiz Antônio Xavier, prefeito que ficou marcado pelas obras de modernização da cidade. Foi ele quem trabalhou para ampliar e organizar o trecho que ligava a Rua XV de Novembro à Praça Osório, criando a via que mais tarde receberia seu nome.

E olha que curioso, Luiz Xavier conseguiu uma homenagem bastante rara. Ele viu a avenida com seu próprio nome ainda em vida.

Mas quem foi Luiz Antônio Xavier?

Luiz Antônio Xavier – Foto: Arquivo Público

Antes de virar nome de avenida, este senhor de bigode e cavanhaque já era uma figura importante na história da cidade.

Nascido em Curitiba em 1856, ele teve uma trajetória bastante movimentada: foi advogado, deputado, secretário estadual e prefeito da capital paranaense. Mas um detalhe coloca seu nome em destaque: ele foi o primeiro prefeito de Curitiba a ser reeleito.

Durante sua gestão, participou de importantes melhorias urbanas, incluindo obras de calçamento, jardinagem e melhorias na infraestrutura da cidade. Também foi responsável pelo alinhamento do trecho entre a Rua XV de Novembro e a Praça Osório.

Ou seja, a avenida pequenininha carrega o nome de alguém que ajudou a desenhar uma Curitiba que começava a ganhar ares de cidade moderna.

Luiz Antônio Xavier morreu em Curitiba em 1933, com 77 anos.

Uma avenida com crise de identidade (e uma troca de nome polêmica)

Como toda boa história de Curitiba, a Avenida Luiz Xavier também tem uma reviravolta. Durante a década de 1930, em meio às mudanças políticas do período, a via passou a se chamar Avenida João Pessoa, homenagem ligada ao contexto político nacional da época. João Pessoa foi candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, governador da Paraíba e foi assassinado neste mesmo período.

Mas a mudança não agradou muita gente. Afinal, para os curitibanos, aquele espaço carregava a memória de Luiz Xavier, um nome ligado à própria história da cidade.

Anos depois, no início da década de 1950, o nome original voltou e a avenida recuperou oficialmente sua identidade.

Quando a pequena avenida virou o grande ponto de encontro de Curitiba

Hoje a gente pensa na Avenida Luiz Xavier como um lugar de passagem, mas antigamente ela era praticamente um palco. Durante décadas, o endereço foi um dos grandes pontos de encontro da cidade.

Teve época de cinemas, cafés, bares, conversas políticas e muita movimentação. A região chegou a ser conhecida como a Cinelândia de Curitiba, graças à concentração de salas de cinema que movimentavam o Centro.

Cinelândia curitibana, década de 1950 – Foto: Arquivo Público

Era lá onde as pessoas iam para ver e serem vistas. Um café podia virar uma conversa de horas. Um passeio pela Rua XV podia terminar em encontro com amigos. E uma simples caminhada pela avenida podia render uma boa história.

Boca Maldita: onde Curitiba sempre teve opinião

A Boca Maldita é o lugar que mais combina com o jeito curitibano de discutir de tudo um pouco. Localizada na região da Avenida Luiz Xavier, ela se tornou um dos pontos mais tradicionais de encontro da cidade, conhecida pelos debates, conversas políticas e pela liberdade de opinião.

O apelido surgiu oficialmente em 1956 e, desde então, o espaço virou símbolo da vida pública curitibana. É aquele lugar onde você pode encontrar alguém comentando política, futebol, notícias do dia ou simplesmente observando o movimento do Centro. Uma verdadeira mesa de bar… só que ao ar livre.

Boca Maldita – Foto: Tripadvisor

Palácio Avenida: o prédio que virou tradição de Natal

Quem nunca ouviu falar do famoso coral do Palácio Avenida? O prédio é um dos grandes símbolos arquitetônicos da região e todos os anos ganha destaque com as tradicionais apresentações natalinas que reúnem moradores e turistas.

Mas antes de virar cenário de Natal, o edifício já fazia parte da história da cidade. Inaugurado no início do século XX, o Palácio Avenida atravessou diferentes fases de Curitiba e continua sendo um dos prédios mais reconhecidos do Centro e da Avenida Luiz Xavier. É impossível passar por ali sem olhar para cima.

Palácio Avenida

Edifícios que contam histórias

A Avenida Luiz Xavier também guarda outros personagens de concreto. Um deles é o Edifício Moreira Garcez, considerado um dos grandes marcos da arquitetura curitibana e apontado como o primeiro arranha-céu da cidade construído em concreto armado.

Ao lado dele, outros prédios históricos ajudam a contar como Curitiba mudou ao longo dos anos, de uma cidade menor, com bondes e comércio tradicional, para uma capital cheia de movimento.

Edifício Moreira Garcez

Um pequeno endereço, uma grande Curitiba

A Avenida Luiz Xavier é uma prova de que tamanho realmente não define importância. Ela é pequena no comprimento, mas guarda política, arquitetura, cultura, encontros e memórias de várias gerações de curitibanos.

Então da próxima vez que estiver passeando pelo Centro, faça um teste: pare por alguns minutos, olhe para os prédios, observe o movimento e lembre que você está caminhando por uma das menores avenidas do mundo, e por um dos maiores pedaços da história de Curitiba.

Quer descobrir mais histórias e lugares de Curitiba?

Siga nossas redes e continue explorando a cidade com a gente:

  • O Que Fazer Curitiba
  • Tour Curitiba
  • Tô com Tour
  • Decora Curitiba
  • Sou da Tourma

Tem sempre uma nova história esperando para ser descoberta pela cidade. 💙

Post Views: 28
Tags: arquitetura curitibaAvenida Luiz XavierBoca Malditacentro curitibacultura curitibacuriosidades CuritibaCuritiba históricahistória de Curitibalugares para conhecer em curitibamenor avenida do mundoo Que Fazer CuritibaPalácio Avenidapasseio em Curitibapontos turísticos curitibaPraça OsórioRua das Flores Curitibarua xv de novembroturismo curitiba
ShareTweetSendSend
Post anterior

Alerta de Spoiler Visual: 10 spots instagramáveis em Curitiba para comer muito bem (e zerar o feed)

Related Posts

Depois do morango do amor, chegou a vez do morango cravejado virar febre
CAFÉS & DOCERIAS

Depois do morango do amor, chegou a vez do morango cravejado virar febre

7 de setembro de 2026
Bosques secretos de Curitiba para descobrir no feriadão
DICAS

Bosques secretos de Curitiba para descobrir no feriadão

4 de setembro de 2026
Seu Capy: o smash burger artesanal que chegou com tudo em Curitiba
DICAS

Seu Capy: o smash burger artesanal que chegou com tudo em Curitiba

3 de setembro de 2026
Curitiba ganha novo espaço para caminhar, encontrar pessoas e viver o Centro
DICAS

Curitiba ganha novo espaço para caminhar, encontrar pessoas e viver o Centro

24 de agosto de 2026
Espaço Cia transforma festas infantis em uma experiência completa de diversão, gastronomia e magia
DICAS

Espaço Cia transforma festas infantis em uma experiência completa de diversão, gastronomia e magia

15 de agosto de 2026
Festival de Inverno do Centro Histórico tem gastronomia, música e atrações gratuitas em Curitiba
CULTURA

Festival de Inverno do Centro Histórico tem gastronomia, música e atrações gratuitas em Curitiba

13 de agosto de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES PUBLICADOS

Avenida Luiz Xavier, a menor avenida do mundo, guarda uma das maiores histórias de Curitiba

Avenida Luiz Xavier, a menor avenida do mundo, guarda uma das maiores histórias de Curitiba

14 de setembro de 2026
Alerta de Spoiler Visual: 10 spots instagramáveis em Curitiba para comer muito bem (e zerar o feed)

Alerta de Spoiler Visual: 10 spots instagramáveis em Curitiba para comer muito bem (e zerar o feed)

11 de setembro de 2026
Dead Burger Curitiba: o jantar que parece ter saído de um filme de terror

Dead Burger Curitiba: o jantar que parece ter saído de um filme de terror

9 de setembro de 2026
Depois do morango do amor, chegou a vez do morango cravejado virar febre

Depois do morango do amor, chegou a vez do morango cravejado virar febre

7 de setembro de 2026
Bosques secretos de Curitiba para descobrir no feriadão

Bosques secretos de Curitiba para descobrir no feriadão

4 de setembro de 2026
O Que Fazer Curitiba

Para amantes de Curitiba saírem da rotina e explorarem mais nossa cidade!

  • Trabalhe Conosco
  • Entre em Contato
  • Quem Somos

© 2020 O Que Fazer Curitiba - Todos os direitos reservados / Desenvolvimento: F2mvirtualcomm

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • GASTRONOMIA
    • BARES & DRINKS
    • CAFÉS & DOCERIAS
    • RESTAURANTES
  • DICAS
    • ROTEIROS
    • TURISMO
  • LIFESTYLE
    • DECORAÇÃO
    • EVENTOS
    • MODA
    • SAÚDE & BELEZA
    • SHOWS
  • TOUR OQFC
  • SOBRE
    • QUEM SOMOS
    • CONTATO
    • TRABALHE CONOSCO
    • EBOOK

© 2020 O Que Fazer Curitiba - Todos os direitos reservados / Desenvolvimento: F2mvirtualcomm