Curitiba possui um cenário cultural muito forte, e é inclusive conhecida por isso! Caminhando junto nesse cenário, existem os inúmeros museus da cidade, por serem prédios construídos nas mais variadas épocas e com uma variedade imensa de história entre cada uma delas, e por conta disso, nós escolhemos cinco museus que toda pessoa que gosta de arquitetura PRECISA conhecer!
MuMA
O MuMA, Museu Municipal de Arte, fica ao ladinho do Terminal do Portão dentro de um prédio brutalista lindíssimo que possui várias salas de exposição e até mesmo um painel em madeira do artista Poty Lazarotto!
O Museu foi inaugurado em 5 de maio de 1988 e muitas pessoas o conheceram como Centro Cultural Portão, seu antigo nome.
Um ótimo local para observar um belíssimo prédio brutalista com um volume de planta livre além de dez arcos de concreto aparente, que tocam o chão em 10 pontos de apoio.
MON
O MON é conhecido em todo o Brasil seja por carregar o nome de seu arquiteto, Oscar Niemeyer, ou por conta da sua estrutura incomum, e claro, tanto por um motivo quanto pelo outro, merece o reconhecimento.
Uma característica legal sobre o prédio, é sobre sua forma não ser um olho e sim uma bailarina, é o que contam os guias da visitação do museu. Bailarina essa que inclusive foi registrada na parte traseira do prédio frontal! As rampas simbolizam suas pernas enquanto faz seu número, o corpo do edifício (a parte amarela) seria seu tronco enquanto a parte conhecida como olho seria o encontro dos braços (na parte de baixo) e uma faixa fazendo os braços se encontrando na parte de cima.
Um grande representante do Estilo Internacional da Arquitetura, em completa conversa com o Modernismo, com toda certeza o MON é um edifício que você precisa conhecer, seja pela sua beleza ou majestosidade.
Museu Egípcio
Um museu que te faz viajar não apenas para outra cultura, mas para outra época, esse é o Museu Egípcio e Rosa Cruz! Contando com um complexo gigantesco em homenagem a Cultura Egípcia, o museu possui três opções de visitação, duas internamente nos prédios, e uma externa com direito a um grande jardim Egípcio que nos lembra de certa forma até mesmo aos paradisíacos Oásis.
Apenas a estrutura e os itens a mostra já impressionam muito, mas o passeio ainda pode ser finalizado com uma visita a Tothmea, uma múmia de verdade que repousa dentro do museu e viveu em torno de 500 a.c.
Memorial de Curitiba
Um projeto arquitetônico inspirado no pinheiro paranaense, esse é o Memorial de Curitiba, um complexo de 05 mil metros quadrados, em pleno centro histórico.
Idealizado nos 300 anos da capital, o projeto tornou-se real com estruturas metálicas, e com coberturas e laterais de vidro, que promovem a fácil visualização do centro histórico ao seu redor.
O Piso da Praça é revestido em paralelepípedos reciclados das ruas Vicente Machado e Saldanha Marinho e subindo até o último andar você tem acesso a um mirante (clique aqui para ver como chegar lá)!
Palacete dos Leões
Imagina só viver num Palacete desses? Essa era a realidade da família Matte Leão que mesmo sem querer, definiu o termo “Estilo Arquitetônico dos Ervateiros” após a construção dessa casa.
A construção foi concluída em 1902 pelo engenheiro Cândido de Abreu, o edifício apresenta grande liberdade estilística, aliando com raro equilíbrio elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau. Um ótimo lugar para conhecer.
A casa hoje é o espaço cultural BRDE, e abriga, além de um espaço sobre a história da casa, exposições itinerárias sobre variados assuntos.