Iguaria típica da nossa região, o pinhão, muito além de poder ser consumido cozido, como muitos estão acostumados a fazer, é na verdade um alimento super versátil na cozinha – e exige apenas um pouco de criatividade!
Por isso, nós, que somos declaradamente apaixonados por tudo que diz respeito à cidade de Curitiba, não podíamos deixar de dedicar um post exclusivo a semente da árvore típica da região, cheinhos de dicas para te ajudar a inovar com o alimento da estação.
Pinhão na manteiga e alho
Que tal uma pequena variação no jeito que tipicamente consumimos o pinhão? Depois de cozinhá-lo, é só descascá-lo, colocar pra refogar numa panela com manteiga, alho, temperar com sal e um punhado de salsinha. Perfeito para servir de aperitivo!
Sopa de pinhão com carne-seca
Os cremes e sopas são também uma excelente alternativa pra usar a semente de pinhão! Só bater 200g de pinhão cozido com um caldo de legumes ou de carne no liquidificador, e enquanto isso refogar a carne-seca numa panela. Depois é só misturar o creme batido e prontinho!
Pinhão à provençal
Numa frigideira, coloque um fiozinho de azeite e depois acrescente as cebolas em pétalas, tiras de pimentão verde e, é claro, os pinhões. Para temperar, sal, pimenta do reino e um pouco de manjericão fresco. Quando tudo estiver bem refogadinho, acrescente os tomates-cerejas. Voilà!
Almôndega de pinhão
Que tal aderir à #segundasemcarne com uma receita diferente e pra lá de saborosa? Com bastante páprica defumada e outros temperinhos à gosto pra dar mais sabor, é só colocar no processador com ½ xícara de farinha (65g), 60 ml de água, bastante cebolinha e aí bater até ficar com uma textura homogênea. Depois modelar do tamanho que você preferir e levar ao forno preaquecido a 200º por cerca de 20 minutos.
Farofa de pinhão
Tá aí outro prato que não pode faltar na mesa da família brasileira, né? O acompanhamento preferido e que melhora qualquer feijão com arroz, pode ficar ainda mais saboroso com o toque do pinhão! Quer ver? Só derreter 2 colheres de manteiga em uma frigideira, fritar uma cebola picada, acrescentar dois dentes de alho amassados, depois o pinhão e por último a farinha de mandioca (uns 200g). Tempere com sal e pimenta. Pra finalizar, um pouquinho de cheiro verde nunca é demais!