O governador, Ratinho Júnior, negou o decreto de lockdown no nosso Estado mas anunciou ontem, terça-feira, uma quarentena restritiva, com novas medidas que começaram a valer hoje, quarta-feira (01). Isso quer dizer quem não estamos em lockdown mas a recomendação ainda é, mais do que nunca, que fiquemos em casa! Sobretudo agora, com a chegada do inverno, pra evitar que o sistema de saúde colapse.
Pelo decreto, apenas os serviços essenciais – como farmácias, hospitais, mercados, postos – podem funcionar durante a semana. Mas atenção: com capacidade e horário reduzidos. Mercados, por exemplo, vão funcionar apenas de segunda a sábado com 30% da capacidade de público e os postos estarão sem serviços de conveniência dentro das cidades durante os próximos dias.Outra medida foi a autorização para os municípios poderem colocar barreiras sanitárias entre as cidades, para controlar o fluxo de pessoas.
Os serviços não essenciais, como shoppings, comércio de rua, salões de beleza, academias, bares, clubes devem ficar fechados. Restaurantes poderão atender por delivery, drive-thru ou take away. O transporte público atenderá somente funcionários dos serviços essenciais e só podem circular com pessoas sentadas.
Curitiba é uma das cidades onde o decreto deve ser cumprido durante 14 dias, devido ao grande número de casos. Nesses dias, os níveis de contágio serão monitorados e, se necessário, prorrogamos as medidas por mais 7 dias. Quem desrespeitar as medidas pode levar multa, podendo ser dobrada em caso de reincidência.
A prefeitura também pode decretar medidas mais restritivas, se achar necessário.
Você pode conferir o decreto na íntegra aqui! com a lista de serviços listados como essenciais ou não.
Fonte: Agências de notícias do Paraná