Quem nunca entrou em uma fast-fashion, que atire a primeira pedra. Você pode até não ser familiarizado com o termo, mas provavelmente já consumiu algo de uma, sim, aquelas lojas de roupas que antes habitavam apenas grandes shoppings centers mas que agora, em grande maioria, ficam na palma da sua mão e com apenas um clique você compra o item que quiser.
Esse tipo de consumo popularizou-se ainda mais na pandemia, onde para manter o costume das compras, a única opção das pessoas foi usar a internet. O período foi cansativo, principalmente em grandes centros urbanos. Dentro de casas pequenas e proibições para sair, ficar tanto tempo em casa começa a ser cansativo, principalmente quando envolto pelo mesmo ambiente.
Se de nada adiantava ter um novo look para sair, afinal isso nem era possível, porque não mudar o local onde estou? Acho que você já entendeu para onde estamos caminhando. Foi assim que nasceu a “Fast Homeware”, uma nova tendência não sustentável que reproduz itens que estão em alta no Tiktok e que possuem uma duração tão grande quando a de uma trend na rede social.
O efeito disso é apenas um: produção não calculada e acúmulo de lixo.
E sinceramente, o conceito tem ganho tanto força que você não precisa nem mesmo ser um heavy-user de rede social para reconhecer itens que fazem parte dessa onda Fast Homeware. São alguns deles: velas diferentonas, dispensers de creme dental, espelhos com “molduras orgânicas”, móveis encapados com tecidos felpudos e por aí vai, a lista é imensa.
Já vivemos em um planeta que possui uma ilha de plástico relativa ao dobro do tamanho do estado do Texas, e segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o mundo inteiro produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano. E segundo projeções, o número deve triplicar até 2060.
E onde é que isso vai parar?
O conceito já está bem disseminado, e embora ele siga os mesmos conceitos das fast-fashions, o futuro dessa tendência é incerto! Essa produção rápida resulta em mais lixo, afinal os produtos são feitos para curta duração e produzem lixo não só ao serem descartados, mas na sua produção como um todo.
Quando itens Fast Homeware são comprados, seu baixo valor pode até ser atrativo, mas o custo real fica na conta do planeta.
Por aqui, nós torcemos para que as pessoas tenham essa consideração na hora de investir em seus itens.