Curitiba, uma cidade conhecida por sua beleza e riqueza cultural, abriga diversos museus que são verdadeiros tesouros escondidos, esperando pelos amantes da arte e da cultura! Além dos famosos espaços culturais e históricos da cidade, há uma variedade de museus menos conhecidos que oferecem uma experiência única, longe dos circuitos turísticos convencionais. Com a ajuda dessa lista, os curitibanos podem explorar esses espaços culturais “não óbvios” e se surpreender com o que podem encontrar.
Palacete dos Leões
O Palacete é um centro cultural que promove a arte e a história, com exposições, oficinas e eventos que destacam talentos locais e nacionais. Com a arquitetura de tirar o fôlego, o Palacete dos Leões é uma experiência única onde o patrimônio histórico e a expressão artística moderna se encontram!
Rua João Gualberto, 530 – Alto da Glória
Museu da Fotografia de Curitiba
Dentro do Solar do Barão, encontra-se o Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba. Um espaço dedicado à fotografia, apresentando uma grande coleção que narra a história desta arte, através de diversas lentes. Com exposições que variam de trabalhos de fotógrafos locais a talentos internacionais, este museu é um convite para conhecer a história da de ângulos surpreendentes.
Endereço: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Museu da Gravura
Dentro do casarão histórico do Barão do Serro Azul, também se esconde o Museu da Gravura. Irmão do Museu da Fotografia, este espaço celebra a gravura e serve como um ponto de encontro para artistas e amantes da arte! Com uma coleção impressionante, que inclui obras de artistas locais e internacionais, o Museu da Gravura é um convite para mergulhar nas infinitas possibilidades criativas que a gravura oferece.
Museu UFPR
Aposto que desse você não sabia! O Musa fica dentro do prédio histórico da UFPR, com acesso gratuito. As exposições mudam de tempos em tempos, mas nunca decepcionam.
Horários: Seg. a sex. 9h às 12h, 13h às 18h
Museu Casa Alfredo Andersen
Este espaço cultural, já foi a residência do artista norueguês que se apaixonou por Curitiba e hoje abriga uma coleção significativa de suas obras, incluindo pinturas, desenhos e gravuras. A visita mostra a história da arte no Paraná, e explora o legado deixado por Andersen e sua influência sobre gerações de artistas locais.
Endereço: R. Mateus Leme, 336 – São Francisco
Horários: Ter. a Dom. 9h às 18h
Esses espaços “não óbvios” proporcionam uma nova perspectiva sobre a cidade, revelando camadas de história e beleza que muitas vezes passam despercebidas!