A convite do O Que Fazer Curitiba, vim contar um pouco sobre como foi minha experiência em Tóquio, no Japão. Passei uma semana lá em outubro do ano passado e decidi compartilhar umas dicas que achei mais legais pra quem tá pensando em ir pra lá também!
Depois de muitas pesquisas, decidimos que a melhor região para ficar em Tóquio seria uma região mais próxima do centro e que não fosse muito cara (Ginza e Shibuya são regiões mais caras para se hospedar, mas que se você tiver oportunidade vale a pena pela praticidade). Escolhemos um hotel em Shinjuku, uma região um pouco mais antiga da cidade, mas com várias opções de hotel. Não vá esperando um quarto muito grande, em Tóquio o metro quadrado é muito caro então eles economizam espaço pra caramba. Nosso hotel foi o Shinjuku Granbell Hotel e nos impressionamos positivamente, era uns 5 minutos a pé das estações de metro, os quartos eram novos, limpos e o café da manhã era simplesmente incrível.
Outro ponto relevante para citar é a locomoção, nós andamos basicamente apenas de metro, que apesar de ser em japonês (isso da um susto no começo e você acha que vai se perder toda hora), a grande dica é usar sempre o Google Maps. Ele da todas as direções e os nomes das linhas que você tem que pegar e as estações que você tem que sair, ajudou demais. Como as coisas lá ficam muito longe umas das outras, o metro é a melhor, mais barata e mais rápida opção. Cuide para não se perder nas grandes estações em horários de rush!
Um dos pontos turísticos que vale MUITO a pena em Tóquio é a Tokyo Sky Tree. Escolha um dia de céu azul e vá ver a maravilhosa vista da cidade lá de cima. É a torre de observação mais alta do mundo, e se você tiver sorte vai conseguir ver o Monte Fuji lá do alto (nós conseguimos ver uma pontinha dele e foi simplesmente emocionante). Eu particularmente sou apaixonada pela grandiosidade e a sensação que as torres de observação trazem, então foi uma experiência única.
Mais uma coisa que você não pode deixar de fazer na cidade é ir para Asakusa e visitar o Sensō-ji, um templo budista maravilhoso e é o templo mais antigo de Tóquio, construído em 645. Lá você pode participar de várias tradições da religião e a energia que aquele lugar transmite é simplesmente indescritível. E saindo de lá você ainda da de cara com uma rua CHEIA de lojinhas com souvenires maravilhosos, mas como é um ponto turístico eles são um pouco mais caros, dependendo de quanto você quiser comprar, até vale a pena para não ter que ir em outros lugares só pra comprar os presentinhos pra família.
Bairros que você não pode deixar de visitar são: Ginza, o bairro mais chique de Tóquio, com todas as lojas de grife e prédios comerciais importantes. Quando você está em Ginza até esquece que está na Ásia, é uma região muito globalizada, é como uma cidade grande de qualquer outro lugar do mundo. Um fato engraçado desse bairro é que estávamos procurando um lugar para almoçar, e TODOS os restaurantes da rua principal tinham um cheiro INSUPORTÁVEL de cigarro. O que eu achei muito estranho, porque lá eles não podem fumar nem na rua (tem lugares específicos pra isso) e simplesmente podem fumar em um ambiente fechado que as pessoas comem…
Se você quer voltar pro Brasil com eletrônicos, não deixe de passar em Akihabara, o bairro dos eletrônicos na cidade. Muitas coisas saem por um preço muito melhor que aqui no Brasil, então vale muito a pena comprar lá. Tem lojas enormes, de andares e mais andares, tudo o que você pode imaginar de eletrônico, vai encontrar por lá. Dica: se você estiver indo pensando em comprar IPhone no Japão, fale que você é estrangeiro e apresente seu passaporte, pois lá no Japão eles vendem pros cidadãos com o silenciador da câmera bloqueado.
Outra região que eu amei ter visitado foi Harajuku que fica dentro de Shibuya, nesse dia me senti realmente na Ásia e pude notar claramente como a cultura oriental é diferente da ocidental. Lá tem várias lojinhas legais de roupas, com tendências da moda, umas comidas fofinhas, e cabines de foto pra você ficar toda japonesinha. É a região onde a cultura pop japonesa transborda, e é o local preferido de encontro dos jovens japoneses.
Duas coisas que você não pode deixar de comer quando for pra lá: o sushi e o lámen! Comi os dois em lojas aleatórias que escolhemos em Shibuya quando fomos ver o maior cruzamento do mundo (a melhor visão para ver o cruzamento é no segunda andar do Starbucks que fica ali na frente). Uma coisa que nós encontramos muita dificuldade, foi escolher quais lugares a gente iria comer. Em sites de viagem eles dão dica para você olhar para dentro do estabelecimentos e ver se você acha locais, e normalmente quando tem gente fora do restaurante chamando você para comer lá: não entre, deve ser furada.
Outra coisa que você não pode deixar de ver e tirar aquela foto linda, é a Tokyo Tower. Mas a minha dica é, como você já subiu na Tokyo Sky Tree para apreciar a vista, dessa vez, suba em prédios próximos a Tokyo Tower para ver ela a noite no meio dos prédios, é uma vista de tirar o fôlego. Fomos ver a vista do observatório do World Trade Center, e foi uma ótima escolha. Muitos sites dão dicas de ver ela de parques, para vê-la de baixo, mas como fomos numa época que o clima não estava tão bom, decidimos ver de cima mesmo.
Agora uma ótima dica para você curtir a vida noturna de Tóquio é dar uma volta nos bares de Golden Gai, uma região com VÁRIOS bares bem pequenos e cheios de personalidade. Nós chegamos meio tarde e tivemos sorte de encontrar uma galera que estava saindo, então conseguimos espaço para todo mundo dentro do bar, mas praticamente lotamos o local. Foi super animado, prepare-se para vários shots de saquê e destilados do mundo todo!
A última dica é: respeite a cultura local, os japoneses tem hábitos muito diferentes dos nossos, respeite a individualidade deles. E apesar de muitos deles terem um inglês bem básico (ás vezes até demais), eles são muito prestativos e sempre tentam ajudar no que for possível! Outra coisa legal é você aprender umas palavras básicas do dia a dia deles para se comunicar enquanto estiver lá, claro que eles vão notar que você é estrangeiro, mas acho que é uma coisa super legal de se fazer quando você está visitando outro local, sem contar que eles vão ficar felizes que você se empenhou para isso.
Antes de viajar pesquisamos muito sobre a cidade e dicas de todo mundo que já foi pra lá, foi assim que eu e meus amigos encontramos uma brasileira que mora em Tóquio há alguns anos, a @ste.tokyo. Se você ta pensando em ir pra lá ou se apenas quer conhecer mais sobre como é o dia a dia de quem mora no Japão ela dá várias dicas legais e conta umas curiosidades que a gente nem imagina!
Por Flavia Moser