Todo mundo sabe que comida é afetiva. Apenas uma garfada e pronto: já somos invadidos por uma enxurrada de sentimentos e lembranças que associamos àquele determinado sabor. Impossível não ficar saudoso e nostálgico, portanto, quando falamos de lugares que marcaram alguma fase da nossa vida. E pra despertar esse sentimento que é compartilhado por muitos curitibanos, que reunimos alguns dos lugares mais icônicos da cidade. Talvez ele tenha sido um lugar que você frequentava com os pais quando pequeno, que levou sua primeira paquera ou, quem sabe, até mesmo onde levou o seu primeiro e inesquecível porre (ops). Fato é: todos contam alguma história. Quer ver?
A Formiga:
A sorveteria que existe desde 1952, mostra que marcas do tempo vêm pra nos deixar ainda mais charmosas. O letreiro e a fachada antiga, trazem lembranças e revivem a criança interior de cada um que já passou a infância tomando sorvete debaixo das árvores que fica em frente a sorveteria. Com cerca de 30 sabores, a produção, que garante o sabor inconfundível, continua a mesma. Ah! Importante ficar atento: para fazer jus à tradição de como tudo começou, eles não aceitam cartão, apenas dinheiro.
Pizza Itália:
Há mais de 50 anos, a Pizza Itália serve com tradição aquilo que o nome já indica: pizza! E se engana quem pensa que é qualquer pizza. Massa alta, uma generosa quantia de mussarela (pois ali não se admite miséria), molho de tomate caseiro e orégano. Os tempos podem até mudar, mas a receita e o sabor, não. Fundada pelo italiano Bruno Birindelli, que aprendeu com a mãe, a pizzaria serve até hoje a pizza em fatias no balcão – que fica ainda mais gostosa com a vitamina de mamão, morango, abacate, suco de beterraba, leite e sorvete de creme.
Pastelaria Juvevê:
Com toda certeza, um dos lugares mais queridos pelos curitibanos, a Pastelaria Juvevê conta história desde a sua fachada. E isso porque, além da receita do pastel sequinho, a decoração é praticamente a mesma. Um lugar aconchegante e honesto com comida boa e barata onde o carro-chefe, é claro, não podia ser outro senão o pastel. Com recheios generosos pra guloso nenhum botar defeito! Está sempre cheia, seja de velhos amigos, pessoas da vizinhança, ou torcedores que vão assistir o jogo de futebol da tevê que fica no balcão.
Churrascaria Ervin:
Há 70 anos no mesmo lugar, a Churrascaria Ervin vem reunindo diversas gerações de famílias que passaram por ali. Concorrido, sobretudo aos domingos, chega a ter filas de espera por quem quer saborear a tradicional e suculenta alcatra, que é a mais vendida da casa. O ambiente simples, porém acolhedor, recebe de terça a domingo, 120 pessoas – muitas que afirmam ter comido ali a melhor maionese de batata do mundo.
Bar Palácio:
Inaugurado em 1930, o Bar Palácio já inspirou livros e até monografias e TCC’s. E não a toa, já que com 90 anos, com certeza é um dos balcões de bar que mais história deve ter pra contar. Por muito tempo, a entrada de mulheres desacompanhadas era proibida, o que gerou a revolta de um grupo que manifestou pelo direito de também poder entrar, lá em 1984. O ambiente é acolhedor e despretencioso como a casa de um vovô. Lá, além da cerveja geladinha, você também pode saborear um deliciosos churrasco que vem acompanhado da melhor farofa do mundo.