Para muitos, Buenos Aires é a primeira viagem internacional, e não à toa: donos de uma culinária incrível, cheia de lugares lindos e com uma cultura que apesar de latina, é bastante diferente da nossa. Fato é que a a cidade é mesmo queridinha dos brasileiros. Sem falar, que fica ”logo ali”, pertinho de nós. Por isso, que tal aproveitar esse tempo de reclusão da quarentena pra planejar a próxima viagem?
Estivemos lá em junho de 2019 e nos hospedamos no bairro da Recoleta, em dois hotéis. O Casa Sur, um hotel boutique onde tivemos uma estadia maravilhosa e que só tem avaliações positivas. Depois do enfim pedido de noivado (<3), acabamos indo para um hotel que eu queria muito conhecer, o Alvear, primeiro hotel 5 estrelas que ficamos na vida – e que por isso, nem preciso dizer que foi sensacional né? A proposta dos dois é bem diferente, claro. Mas cada um, dentro do seu estilo, um mais intimista e outro mais glamouroso, cumprem o que prometem e são encantadores. Amei ambos e recomendo!
Sobre passeios, sempre que eu viajo peço uma ajudinha pra Pick Pack Trips que me ajuda a montar o roteiro e pesquisar bastante informação sobre o lugar, já que não tenho muito tempo (e muito menos a expertise que eles tem) para montar a viagem. Por isso, digo pra eles o que quero fazer e conhecer, e ela adiciona no roteiro, além de fazer recomendações que sempre são certeiras.
”Mas Mariah, me conta, o que eu não posso deixar de fazer em BA?” Bom, lógico que tudo vai depender do seu estilo de viagem. Nós fomos querendo conhecer, adivinhem?! Muitos restaurantes, é óbvio! E isso porque muitos deles estão no top 50 de melhores restaurantes da Latam e alguns entre os 50 melhores do mundo. Portanto, aqui vão dicas, principalmente, pra quem gosta de conhecer a cultura do lugar do melhor jeito: pelo garfo! A seguir, nossos favoritos do tour gastrônomico na capital argentina – com as opiniões sinceronas de quem adora comer bem. ❤️
Don Julio
O Don Julio, é espetacular. São especialistas em parrilha, e estão entre os 50 melhores restaurantes do MUNDO, o que não quer dizer que é super inacessível – achamos o preço bem justo. O ideal é fazer reserva, pois por ser um dos principais restaurantes de BA vive lotado. Nós ficamos duas horas na fila, mas nem achamos ruim – eles servem espumante livre e empanadas durante todo o tempo de espera. Quem é que vai ter coragem de reclamar? rs. Outra dica legal é que se você faz reserva e vai em grupo, tem uma mesa secreta na adega, que fica embaixo do restaurante, com uma mesa exclusiva lá dentro. Achei bem legal e misterioso! Hahaha. Outra coisa que adoramos é que você vê a cozinha do meio do salão, ela é aberta e você consegue ver todo o preparo das carnes. Mas vale cada minuto esperado e cada real investido. Recomendamos de olhos fechado.
La Cabrera
Também entre os restaurantes melhores avaliados da capital argentina – e também, graças a fama, mega disputado. Portanto, chegue cedo para evitar filas. O restaurante tem um clima mais íntimo, bem gostoso. E a especialidade deles vou deixar por conta de vocês. Algum palpite? Sim, parrilha, de novo! Destaque para os acompanhamentos especiais que vem com a carne, que são uma verdadeira perdição. AH, nós exageramos nas entradas e não sobrou espaço para a sobremesa, mas elas parecem deliciosas também.
Chila
O Chila é um restaurante SUPER especial. Lá eles servem um menu secreto e especial do dia. Você precisa fazer a reserva e o pagamento antecipado do jantar, e pode optar com harmonização de vinhos ou sem. Nós escolhemos com, é claro, e ao total foram mais ou menos 10 pratos, todos acompanhados de um vinho especial e diferente. Uma experiência de altíssima gastronomia, para quem gosta do estilo é realmente uma verdadeira perdição. A cada prato uma experiência diferente e novos sabores. Achei surreal e voltaria com certeza. Sobre os valores, foi o restaurante mais caro da viagem.
Gardiner
Foi indicação de um amigo que morava lá, um dos que mais bombava entre eles. Fomos sem muitas expectativas, mas nos surpreendemos muito com a qualidade da comida e o ambiente é espetacular. O atendimento deixou um pouco a desejar logo na recepção pois não tínhamos feito reserva, mas fora isso, a experiência foi ótima no final. Como tínhamos almoçado muito bem acabamos pedindo só umas entradinhas que estavam divinas. Reparamos que tinha uma área externa incrível para dias ensolarados, então quando voltarmos será para aproveitar essa área externa e comer bem.
La Panera Rosa
Ficamos surpresos em como esse lugar é movimentado e enorme para um café! Um ótimo lugar atualizar as fotinhos pro instagram, com a decoração toda em rosa, com carinha de pinterest. Nas minhas pesquisas eu tinha visto que ele tinha sido recomendado mas havia esquecido de colocar na nossa listinha, até que um dia voltando a pé para o hotel, passamos na frente e resolvemos entrar. Ótimo e super gostoso para um café da tarde. Pedi uma panqueca de, é claro, doce de leite.
Cafe Tortoni
Um dos lugares mais tradicionais de BA, e parada obrigatória para os turistas. Fizemos o pedido que é o carro-chefe da casa: churros com doce de leite e um chocolate quente espetacular. O lugar também tem bastante fila, mas que anda rápido já que o café é enorme. Se forem, reparem nas antiguidades que têm em cima das prateleiras! Parece uma viagem no tempo direto para o ano de 1858, que foi quando o café inaugurou. Também descobri que alguns dias lá tem show de tango, caso você queira ver.
Puerto Madero
Sobre restaurantes de Puerto Madero, li em várias recomendações que os valores são bastante expressivos e essa é a mais pura verdade. Um dos lugares mais caros para se comer em BA e um pouco superestimado. Pesquisei muito e encontrei o Cabaña Las Lilas, que sinceramente me decepcionou, nada de mais, e ainda por cima, com valores mais altos que o Dom Julio que, pra mim, foi o melhor disparado – além de ter sido o mais em conta de todos que citamos aqui.
Bares
Para beber, a cidade tem vários bares speakeasy, que são bares escondidos. Você geralmente precisa fazer uma reserva e recebe uma senha para entrar. Acabamos indo em um que não gostei muito, com uma pegada mais old school, mas os da modinha e que me foram bem recomendados são o Florería Atlantico e o UpTown que em uma segunda oportunidade quero visitar, com certeza. Acabei indo também no rooftop do Alvear já que estávamos hospedados lá. Achei maravilhoso e os drinks muito bons, só que estava bem vazio – talvez porque o dia que escolhemos pra ir estava super frio e ninguém estava disposto a ficar em um rooftop. Hahaha