A temperatura (enfim) subiu e se você é dos felizardos que, das duas uma, está de férias da escola/faculdade ou coletivas do trabalho, também quer se refrescar mas prefere fugir dos agitos da alta temporada no litoral, vai adorar esse Guia de Cachoeiras que preparamos com muito carinho. Talvez você não saiba, mas Curitiba está estrategicamente localizada e tem facilidade de acesso para diversos lugares com paisagens deslumbrantes. E quer algo que refresque mais que um bom banho de cachoeira? Perfeito pra aliviar o calor e dar aquela revigorada nesse comecinho de ano. Agora corre dar uma olhada na nossa listinha, arruma a mochila – e nos agradeça mais tarde. 😉
Cachoeira do Panelão
Com uma queda de 10 metros, é um dos lugares preferidos pra quem gosta da adrenalina de dar saltos na água (não conte pra sua mãe que foi a gente que falou, hein?). Além de ser pertinho de Curitiba (cerca de 70km), possui uma ótima infraestrutura preparada para receber os visitantes: lanchonete, restaurante, churrasqueiras, campo de futebol e área para camping – se é você mais aventureiro. O valor da entrada é R$35,00 e ajuda a manter a preservação do local.
Pra chegar lá, é só pegar a BR 277, sentido Ponta Grossa, passar o primeiro pedágio e pegar a estrada que vai para Palmeira. Depois de passar pelo Recanto dos Papagaios, antes do trevo para a Colônia Witmarsum, fica a entrada da fazenda Vô Joanin. É ali mesmo!
Cachoeira Salto da Fortuna
Para os aventureiros de plantão, aí vai mais uma alternativa – essa, que inclui 4h de trilha (para ir e voltar) em um grau de dificuldade médio. Mas com um detalhe: ela pode ser feita apenas com o acompanhamento de guias locais, uma vez que está localizada dentro de uma área particular. Uma dica pra tornar a aventura ainda mais completa é chegar até lá de bike! E aí, será que você encara?
A caminhada é longa mas o destino é lindo e verdadeiramente recompensador: a cachoeira com uma queda de 50m que forma, ainda, uma piscina natural. Os valores você pode conferir no site e o acesso é pela Estrada da anhaia, no Parque Estadual do Pau-Oco, logo ali em Morretes.
Salto Boa Vista
Mais pertinho ainda, perfeito pra quem quer fazer um bate-volta e só passar o dia, ali em Campo Largo está localizada a maior queda d’água do município e rola até fazer um rapel! Já pensou? O acesso até ela é através de uma curta caminhada – 10 minutinhos e você já já se depara com a beleza de mais essa cachu! O volume de água é baixo, mas nem por isso, menos encantador.
Nossa dica é aproveitar o passeio pra conhecer os outros atrativos de descanso e lazer da região onde ela fica localizada, no Morro Três Barras. Pra chegar lá, é só pegar a a Estrada do Cerne, em Campo Largo. No Km 34 você chegou. 🙂
Cachoeiras Gêmeas
Com acesso gratuito, as Cachoeiras Gêmeas, como o nome já sugere, são na verdade duas quedas d’água, uma do ladinho da outra, com aproximadamente 4m cada. A trilha pra chegar até lá, é de tirar o fôlego e faz valer ainda mais a visita!
Saindo de Curitiba, é só seguir pela Av. Manoel Ribas (que em certa altura se torna a Estrada do Cerne). Quando chegar em Campo Magro, só passar a prefeitura e, depois do posto de gasolina, virar a primeira rua à direita. A partir dali, já vão existir placas indicando o caminho pela estrada de terra!
Cachoeira do Jajá
Entre Curitiba e Morretes, no finalzinho da Serra do Mar, a Cachoeira do Jajá é uma ótima pedida pra quem também quer acampar! O local cobra uma entrada no valor de R$10,00 e ainda oferece estrutura de churrasqueira, pra quem já quer garantir o almoço! O acesso é fácil! Só seguir pela BR 277, no sentido das praias, e ao chegar no Km 35, pegar a saída direita – logo após o radar eletrônico. Pegando essa saída, entre na pequena rua depois da lanchonete cachoeira, contorne-a e você já encontrará as Cachoeiras do Jájá. Fica a 100m antes do SAU2.
(créditos: @ownauffal)