O culto à natureza e a exaltação da beleza são uma das principais características dos povos japoneses e a paranaense Michelangelo Mármores do Brasil, em parceria com o arquiteto e paisagista Alex Hanazaki, irão apresentar sua visão sobre a cultura do país do sol nascente durante a Expo Revestir 2024, principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Um dos maiores expoentes do Brasil, com forte atuação no mercado internacional, utilizará o mármore branco da Michelangelo como matéria-prima para criar uma releitura de um secular jardim japonês.
Segundo a CEO da Michelangelo, Priscila Fleischfresser, a homenagem ao Japão, com ênfase ao povo japonês, foi escolhida por retratar o amor e o respeito desse povo com a natureza. “Teremos um jardim sem nenhum sinal de vegetação, totalmente baseado em simbologia onde pretendemos explorar a cultura wabi-sabi e a beleza da natureza refletida pelo nosso mármore, que se faz presente em alguns dos projetos mais incríveis do Brasil e do mundo, e que temos imenso orgulho em multiplicar, como no Hotel Rosewood, em São Paulo, e, nas lojas da Gucci, em Paris e Milão”, afirma.
Para Hanazaki, neto de imigrantes japoneses, o público do evento terá a oportunidade de se conectar com os sentimentos de harmonia, paz e senso de comunidade dentro deste cenário. “Trouxe para este projeto minha orientalidade, essência e visão do Japão. Apesar da presença do rastelo e das esculturas dos seixos, vamos trazer essa mensagem de forma nada óbvia, com muita leveza e organicidade em contraponto com linhas retas e contemporâneas, além de muita clareza. Vamos enaltecer o que é verdadeiro”, garante.
Japão em foco
Desde que chegaram no Brasil, em 1908, os japoneses se espalharam pelo país e sua cultura se misturou à economia brasileira. São Paulo foi o local onde desembarcaram os primeiros imigrantes, que se dedicaram à horticultura e fruticultura. Apesar de muitas famílias se aglomerarem em colônias, em 1912, por exemplo, famílias provenientes da província de Fukushima estabeleceram parcerias com fazendeiros do norte do Paraná. Maringá e Londrina são as cidades paranaenses que somam o maior número de japoneses no Estado. No entanto, após 100 anos de imigração, há famílias japonesas vivendo do norte ao sul do país.
“O Japão exibe uma cultura multifacetada associada às tradições milenares. Ao pensarmos no país alcançamos visuais como palácios imperiais, santuários, templos e lindos jardins que apresentam uma serena arquitetura paisagística que harmoniza com imponentes arranha-céus”, avalia Priscila.
Mármore, joia da natureza
Símbolo de beleza, elegância, durabilidade e atemporalidade, o mármore é uma joia da natureza que tem desempenhado papel ímpar na história da civilização. Desde a Grécia Antiga até os dias atuais, o mármore é escolhido para revestir patrimônios históricos e culturais da humanidade, que resistem ao tempo e mantém sua majestade original.
Aproximando a rocha natural aos tempos atuais e, mais especificamente ao dia a dia da construção civil, o mármore com seus veios esteticamente impressionantes, provenientes de jazidas com identidades únicas, que se diferenciam tanto pela gama de cores, como pela resistência, também representa a primeira opção para quem deseja exclusividade nos seus endereços.
Atualmente, os mármores da Michelangelo Mármores do Brasil podem ser encontrados na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio.
Sobre Alex Hanazaki
Alex Hanazaki é um dos maiores nomes do paisagismo contemporâneo nacional e vem conquistando cada vez mais destaque no cenário internacional. Seu escritório de arquitetura externa conquistou, por duas vezes (2014 e 2017), o prêmio Professional Awards da ASLA, a American Society of Landscape Architects, considerada a mais respeitada associação de paisagismo do mundo. O feito, que nenhum outro projetista brasileiro conquistou, foi destaque em muitas publicações de arquitetura.
De Presidente Prudente para o mundo já são mais de 25 anos de profissão e cerca de 1.300 clientes atendidos. Sob seu comando, Hanazaki já realizou projetos nos Estados Unidos, Alemanha, Arábia Saudita, Marrocos, Chile, Argentina, Paraguai, entre outros, além de ter representado o paisagismo brasileiro como palestrante em dois importantes eventos em Londres, no S.G.D – Society of Garden Designer, e no R.H.S Gardens.
Sobre a Michelangelo Mármores do Brasil
A Michelangelo Mármores do Brasil é uma empresa paranaense com 35 anos de atuação. Com jazidas próprias, a marca destaca a qualidade superior de seu mármore branco, que possui quartzo em sua composição geológica, fator de diferenciação de dureza, que amplia o emprego da matéria-prima nas edificações. Também são mármores da marca, o Grigio Michelangelo, Napoleon Bordeaux e Nero Michelangelo.
Pioneira na mineração do Estado do Paraná, a Michelangelo Mármores do Brasil, ganhou preferência no mercado nacional pela sua estrutura verticalizada, em que domina desde a extração do mármore, beneficiamento e comercialização das chapas de exuberância geológica, como pela valorização da mão-de-obra local.
O mármore da Michelangelo está presente em instalações históricas como o Palácio Iguaçu, em Curitiba, e no Palácio Alvorada, em Brasília – capítulos que contribuíram para a evolução da arquitetura modernista no país.
Em São Paulo, suas padronagens exclusivas e seu selo de autenticidade podem ser conferidos no Rosewood, hotel que integra a Cidade Matarazzo, além do restauro da Pinacoteca. Os hotéis Fairmont e Emiliano, no Rio de Janeiro, também encorpam a lista de endereços emblemáticos.
Saiba mais sobre a empresa em www.michelangelo.com.br e pelo @michelangelomarmoresdobrasil no Instagram.