O granilite é um tipo de revestimento que foi muito utilizado na década de 1940 e que você, muito provavelmente, já viu na casa dos seus avós, com um ar mais sóbrio e em cores neutras. Essa textura charmosa, com um quê de retrô, voltou com tudo nos últimos tempos! Agora repaginada, com novas cores e diferentes tamanhos.
E não há dúvidas de que o design tenha conquistado não apenas os arquitetos, como também os designers, que estão estampando diversos produtos com o granilite ou terrazzo, como também é chamado. Dá uma olhada nos caderninhos da Cícero, por exemplo, como ficaram uma graça!
Voltando para a arquitetura, o granilite é um revestimento relativamente difícil de fazer, já que demanda tempo e faz uma grande sujeira! Além disso, o processo é totalmente artesanal, por isso demanda uma mão de obra especializada para realizar a instalação. O revestimento é moldado na própria obra e é feito a partir de cimento, cal ou pó de mármore, corantes e agregados. Existe um tempo de cura (secagem) que leva cerca de sete dias, depois ocorre a fase de correção de falhas e, em seguida, o granilite pode ser polido – hora da poeira!. Por fim aplica-se uma resina para proteção e brilho. Essa resina só pode ser aplicada com a base totalmente e seca, o que pode levar até cerca 20 dias. A “cara” do granilite é dada pela composição entre a cor de fundo, cor e tamanho dos agregados. É nessa hora que você deixa a criatividade fluir…
Devido a complexidade da instalação e longos prazos, no escritório do #OQFC, optamos por utilizar um papel de parede com estampa de granilite. Esse papel de parede é muito especial, pois possui uma textura mais áspera e fosca, além de ser impermeável, o que nos permitiu instalá-la próximo à área úmida, como a copa. Além disso, ele é todinho personalizável! Ou seja, você pode escolher a cor do fundo, dos grânulos e o tamanho deles, assim como no granilite original!
nosso papel de parede <3 https://adornie.com.br/
Outras aplicações: