CONTINUAÇÃO – Tudo sobre o projeto do escritório dos sonhos II
Se você está aqui, já deve ter passado pela primeira parte dessa série de posts – se ainda não leu, corre dar uma conferida antes de continuar essa leitura! A seguir, vamos contar todos os detalhes desde o acesso principal, que causa o primeiro impacto em quem entra na sala, aos outros ambientes. Justificamos as nossas escolhas, falamos um pouquinho dos materiais usados, funcionalidades, e muito mais.
ACESSO PRINCIPAL
No corredor de acesso principal da sala, queríamos trazer um diferencial, algo que impactasse as pessoas ao entrar na sala. Pensando nisso, criamos um painel estofado azul em uma das paredes do corredor, que além de trazer textura e aconchego, ainda ajuda na acústica da sala. Ainda no corredor, na outra parede e no forro, especificamos uma pintura preta que, juntamente com o estofado azul, ajuda a criar ainda mais um ambiente intimista e desperta a curiosidade do visitante ao entrar na sala.
Ao fim do corredor de entrada, é possível ver a marca da empresa em neon. Desenhamos um totem exclusivo que apoia o logo fabricado em neon. Assim a pessoa que entra na sala já tem a visão da marca da empresa expressada de uma maneira totalmente inusitada. Além de super trend, o totem é muito funcional, pois é móvel e pode ser levado para qualquer lugar, desde outros ambientes da sala até eventos e feiras.
COPA
Para delimitar a copa foi necessário construir duas paredes de drywall. Uma voltada para a porta de acesso secundário, criando um anteparo, e outra servindo de divisa para as mesas de trabalho.
Optamos por um layout linear, cuja parte inferior acomoda um frigobar e um microondas, e deixa na parte superior uma ampla bancada de trabalho.
Além da bancada, desenhamos uma ilha solta com rodízios (rodinhas), que além de ser um espaço para refeições, serve também como uma ampliação da bancada, auxiliando no preparo de alimentos e apoio para gravações. Aproveitamos a ilha para colocar gavetas, que acomoda talheres e pequenos objetos. A copa é o espaço no qual usamos mais cores e texturas. Por ser um espaço onde a Mariah irá gravar com frequência e ao mesmo tempo não ser um lugar de longa permanência, pudemos ousar tranquilamente.
Utilizamos dois tons fortes, azul e bordô, nas paredes e no teto. Projetamos duas prateleiras metálicas também azuis, no mesmo tom da parede, para expor alguns produtos de clientes. Optamos pelo metal por ser um material resistente e ao mesmo tempo com uma espessura muito fina, se tornando um elemento visualmente leve e funcional.
Outra textura que trouxemos para o espaço foi o granilite – que vamos contar tudinho sobre em um próximo post. Em forma de papel de parede, o qual foi aplicado na parede bordô, criando um contraste super interessante juntamente com um quadro instalado na divisa entre o papel de parede e a pintura.
EQUIPE
As mesas da equipe foram dispostas na frente da janela, na parede de divisa com a copa e de frente a um pilar que divide as duas salas. Desta maneira conseguimos dispor a maior quantidade de posições de trabalho, 09 no total. Este espaço também conta com um armário de apoio, para impressora e materiais de escritório. Em uma das paredes, posicionamos um grande quadro de vidro transparente, para facilitar a organização e planejamento da equipe.
SALA PRINCIPAL
Na sala destinada à recepção de clientes, inserimos uma sala de reunião com fechamento em vidro. O fechamento da sala de reunião foi uma solicitação da Mariah e do Felipe por questão de privacidade e acústica. Por ser um espaço pequeno mas com a possibilidade de ser cool, propusemos uma mesa pequena, duas cadeiras e quando necessário é possível trazer puffs para acomodar mais de três pessoas.
Está sala também conta com um armário em L, que servem para guardar tanto objetos de escritório quando os materiais de limpeza. Além da função organizadora, esse armário cria um anteparo entre a sala de reuniões e a entrada do banheiro principal. Uma das portas deste armário conta com um espelho ovalado, iluminado por perfis de led nas laterais, criando um cenário perfeito para vídeos de looks!
Também aproveitamos um pilar existente para criar uma parede com uma textura de concreto aparente que foi feita com uma pintura especial (marmorato). Essa textura, a frase em neon e móveis especiais, compõem um cenário especial de gravação.
Quanto a mesa da Mariah e do Felipe, nossa proposta foi colocá-la na sala destinada à recepção de clientes e visitas, pois às vezes eles necessitam maior concentração e privacidade. Além disso, a sala principal conta com uma vista privilegiada para a cidade (nada melhor que a nossa cidade para inspirar o trabalho deles!).
A princípio tínhamos pensado em fazer uma bancada linear, de frente para a janela, assim eles poderiam ficar constantemente olhando a paisagem. Contudo isso geraria um problema, a falta de privacidade. Pois as telas dos computadores ficariam expostas para qualquer pessoa que entrasse na sala. Além disso, eles estariam sempre de costas para o ambiente. Resolvemos esse problema colocando uma bancada de frente para a outra, desse modo eles continuariam com a vista para a cidade e para o restante da sala, sem perder a privacidade. Demarcamos a posição de trabalho deles pintando as paredes e o forro de azul, cor da marca, criando um ponto de destaque em relação restante da sala.