É, a Cardi B estava certa: o Corouna Vairus tá aí e THAT’S SH*T IS REAL mesmo! Não à toa, diversos países no mundo inteiro já estão em confinamento e nós, brasileiros, a fim de conter a pandemia antes que ela vire algo ̶(̶a̶i̶n̶d̶a̶)̶ pior, já estamos começando a nos mexer para fazer o mesmo. A recomendação é clara: ficar em casa. evitar ao máximo sair de casa. e, se possível, trabalhar em casa.
Diversas empresas brasileiras já estão tomando as medidas necessárias e dispensando seus funcionários para trabalhar remotamente e lógico que nós, do Escritório Mais Legal da Cidade , faríamos o mesmo. E se engana quem pensa que isso é apenas por nós e pelo nosso #OQFCsquad. A decisão de respeitar a quarentena, mesmo antes de ter sido implementada como algo obrigatório (como em muitos lugares já o é), faz parte do nosso dever como cidadãos conscientes do impacto que isso pode causar dentro do contexto coletivo – e isso vai muito além da discussão se estamos ou não na faixa de risco.
Trabalhar de casa, no entanto, não é assim tãaao fácil quanto parece. Exige bastante foco, organização e, sobretudo, disciplina. Por isso, e para criar uma comunidade que além de consciente e protegida, consegue ser produtiva, fizemos uma listinha para compartilhar diversas dicas que podem melhorar o rendimento no trabalho, diretamente do conforto do seu lar.
1- Organização é a CHAVE ?
Sabemos que é tentador, mas nada de trabalhar do sofá, hein? Ter um ambiente dedicado única e exclusivamente para o trabalho e estudos, ajuda bastante na hora de se concentrar no trabalho. Arrume a sua mesinha, tire toda a bagunça e distração do seu lado, sente em uma cadeira confortável e GO!
Foto: reprodução/Pinterest
2- Se arrumar pra ficar em casa?
Sim. Parece bobo, mas o externo reflete e influencia muito no nosso anterior também. Não estamos dizendo pra subir no salto ou colocar aquela camisa passadinha, mas não precisa abusar e trabalhar de roupão, né?! Tomar um banho e trocar de roupa vão te ajudar a entrar no espírito e levar o momento de trabalho muito mais a sério. Acredite.
Foto: reprodução/Pinterest
3- Use as tecnologias e suas ferramentas à seu favor
Diversas ferramentas de gestão de tempo e trabalho em equipe podem ajudar a dinâmica que agora vai acontecer à distância. ”Asana’ é uma ótima plataforma que usamos aqui na firma™ pra que todo mundo possa ir acompanhando em tempo real o que cada um está fazendo e quais são as demandas mais urgentes do dia, já o MyHours contabiliza quantas horas você dedicou pra um determinado projeto e é otimo pra quem tem dificuldade em gerir o próprio tempo. Por último o ”pomodoro”, outra extensão que você pode baixar e que te ajuda a focar, com pequenos intervalos de descanso. A boa e velha agenda também sempre ajuda! O importante é registrar.
Foto: reprodução/Pinterest
4- Esteja alinhado com os seus colegas de trabalho
É provável que o fluxo de e-mails na caixa de entrada e as notificações do grupo no whatsapp aumentem nos próximos dos dias. Não se desespere! Sugira aos seus colegas que, para não correrem o risco de perderem informações importantes, formalizem as de maior prioridade por e-mail e se reúnam 20 minutos por dia pra fazer uma call por voz ou videoconferência.
Foto: reprodução/Pinterest
5- Defina seus horários
Ok, não é porque você não precisa bater ponto que você vai dormir todo dia até o 12h, né?! A flexibilidade que o trabalho dentro de casa proporciona é incrível, mas fique atento pra não se perder nos horários. Determinar uma hora pra começar – e terminar, lógico – são super importantes pra manter o ritmo.
Foto: reprodução/Pinterest
6- ”Tudo é uma questão de manter a mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo”
Quem conhece essa música do Pato Fu, sabe do que estamos falando! Postura também está relacionada a produtividade. Procura uma posição confortável e ergonômica e nada de trabalhar deitada ou com a corcunda relaxada.
Foto: reprodução/Pinterest
No mais, sem pânico… Cuidem de si mesmos, das pessoas que vocês amam que logo, quando menos esperarmos, tudo volta ao normal. A gente sabe que no fundo dá um medinho, mas sejamos pacientes. Já vai passar. <3