A chegada do inverno pede algumas mudanças no ambiente para deixar a casa acolhedora e confortável durante o frio. Confira abaixo algumas dicas para manter o lar aconchegante neste período.
Invista em tapetes e tecidos
Materiais que diminuem a perda de temperatura ao toque são, sem dúvida, uma das principais estratégias para garantir conforto térmico no inverno. As mantas em crochê ou tricô, por exemplo, além de agregar uma estética acolhedora, ajudam a aquecer os interiores.
O piso também requer atenção especial, é fundamental investir em tapetes que diminuam o contato com superfícies frias, desde os banheiros até os quartos e as salas. Modelos felpudos são ideais para áreas sociais e de descanso, ao passo que os de fibra sintética e antiderrapantes são mais recomendados em cozinhas e banheiros, pois são fáceis de limpar e não absorvem umidade.
Uma maneira de bloquear a passagem de ar frio para o interior da casa é apostar em cortinas duplas ou de materiais mais pesados. Alguns exemplos são linho, algodão, veludo e sarja.
Acabamentos de madeira
Em qualquer ambiente, a madeira se destaca como material que gera sensação de acolhimento. Em superfícies, objetos, revestimentos ou acabamentos, a madeira torna a residência naturalmente mais agradável, graças à baixa condutividade térmica do material.
Além da vantagem térmica da madeira, ela também agrega aos espaços tonalidades quentes que, segundo a psicologia das cores, geram sensação de calor e acolhimento.
Iluminação adequada para um lar aconchegante no inverno
Importante fator na composição de interiores, a iluminação é capaz de influenciar significativamente a sensação de aconchego dos ocupantes. O uso de luzes quentes (de tonalidade amarelada), por exemplo, cria nos interiores uma atmosfera suave e relaxante, ideal para áreas de descanso e descontração, como a sala e os quartos.
Nesse contexto, luminárias de piso, arandelas e abajures com luzes quentes agregam um ar intimista e aconchegante que aquece visualmente o ambiente. A tonalidade amarelada tende a ser muito utilizada na iluminação circadiana, pois remete à luz do entardecer, estimulando o descanso através da produção de melatonina, o hormônio do sono.
A incidência de luz natural é outro aspecto fundamental para manter o lar aconchegante no inverno, pois ajuda a aquecer os interiores durante o dia. Nesse sentido, as esquadrias de alta performance e vidros laminados otimizam a entrada de luz natural e ajudam a manter as temperaturas agradáveis.
Conforto térmico nos imóveis-arte Laguna
Em cada um de seus imóveis-arte, a Construtora Laguna reúne diferenciais de conforto, tecnologia, inovação e qualidade construtiva para proporcionar aos moradores a melhor experiência possível.
No interior de seus projetos, a construtora incorpora a madeira como um elemento-chave para aquecer os ambientes – seja nos pisos de madeira engenheirada, seja nas portas com lâmina retrátil dos dormitórios ou no revestimento de madeira maciça.
Para garantir conforto térmico, aconchego e bem-estar em qualquer estação, o VAZ Batel possui diferenciais como piso aquecido nos banheiros das suítes principais, aquecimento de água central com recirculação de água quente, vidros solares, laminados ou insulados e esquadrias de alta performance termoacústica.
Já no BIOOS Home, torre residencial do complexo que une saúde, bem-estar, medicina e moradias senior living, cada ambiente foi planejado com tecnologia e conforto para acolher os moradores em cada momento. Alguns diferenciais do empreendimento que irão elevar o conforto e a sensação de aconchego serão: aquecimento de água central, piso aquecido no dormitório e banheiro (exceto na área do box), bom desempenho térmico e vidros laminados ou insulados.
Unindo estratégias que tornam o lar aconchegante a recursos como esses, os dias de inverno serão ainda mais confortáveis e acolhedores!
Leia mais: Importância e estratégias da qualidade ambiental interna
Fonte: Casa Abril, Revista Casa e Jardim e ArchTrends
Gostou dessa matéria? Acesse 17 cafés para trabalhar remotamente em Curitiba.