Se você mora de aluguel ou pretende se mudar para um apartamento alugado, é comum que não queira ou não possa mexer em muita e coisa ou até mesmo que não esteja querendo gastar muito. Então, vamos te dar algumas dicas de ouro para decorar e organizar sua casa!
1. Na hora de comprar ou fazer um móvel, se atente às medidas:
O primeiro erro e também o mais comum deles é que as pessoas se empolguem e se esqueçam de tirar as medidas do seu ambiente com atenção. Lembre que o móvel precisa caber no seu ambiente de forma harmônica, mas também é preciso pensar em como ele chegará até ao local: passará pelos vãos das portas? elevador? escada?
Içar um móvel é algo bem caro, então cuidado para não ser pego de surpresa!
2. Pense na circulação:
O móvel pode até caber, mas você consegue circular bem perto dele?
Nós aconselhamos que os espaços para circulação sejam de, no mínimo, 60 centímetros, se você não for portador de nenhuma necessidade especial, como o uso de cadeira de rodas???
3. Busque sempre referências:
O Pinterest pode ser o terror dos arquitetos e designers (hehe), mas na hora de planejar um ambiente por conta própria ele salva vidas e dá ótimas ideias!
Ah, mas lembre-se que o legal é que a decor da sua casa tenha a sua personalidade e não pareça um showroom de loja! Um moodboard com objetos pessoais é uma ótima dica pra começar.
4. Faça teste de cor nas paredes:
As cores mudam bastante conforme a iluminação e os elementos que fazem composição com ela (piso, forro e outros também fazem parte da paleta), então o ideal é que na hora de pintar uma parede você antes faça o teste de como a cor vai ficar no local. Pensando nisso, muitas marcas disponibilizam latas pequenas de tinta, mesmo rolos para teste, ou até mesmo adesivos com a cor seca para colar na parede. Fazer isso é um super investimento e vai evitar que você se decepcione, caso não fique como pensou quando já estiver pronto! Falamos com propriedade.
5. Na dúvida, aposte em plantas e almofadas:
Aprendemos com o mestre Mauricio Arruda que uma almofada e uma planta geralmente resolvem seu problema de decoração. Além dos vários benefícios das plantas, elas dão vida ao ambiente e as almofadas podem ser ótimas aliadas na hora de criar um ponto de cor na sua sala ou quarto.
6. Prateleiras:
A maioria dos contratos exige que o apartamento seja entregue com pintura nova (consulte sempre o seu antes de tomar decisões). Então, se você vai pintar a parede de branco no final das contas, fazer alguns furos e investir em prateleiras e nichos vai te ajudar muito, principalmente se o seu apartamento for bem pequeno.
7. Biombo:
Se você resolveu se mudar para um studio e já não sabe lidar com a falta de paredes separando os ambientes, o biombo vai ser seu melhor amigo. Você pode comprar um pronto, usar uma estante com essa função ou até mesmo empilhar caixotes de madeira pra dar um clima mais despojado.
8. Caixotes:
Os melhores aliados na hora de guardar qualquer coisa, principalmente alimentos não perecíveis, se a sua cozinha sofrer de falta de armários para estoque. Você pode optar por modelos de plástico, que são super fáceis de limpar, de madeira ou até mesmo cestos tramados para mantas, por exemplo, se a ideia for deixar à mostra e decorar também.
9. Araras de roupas:
Um guarda-roupas pode não estar no seu orçamento inicial e investir em uma arara pode ser uma ótima alternativa. Existem modelos de parede para perfurar e de chão, se o objetivo for não fazer intervenções nas paredes.
10. Quadros e posters:
Eles mudam completamente o ambiente e você encontra de todas as faixas de preço. Se você não quer colocar nem um prego na parede, os mais leves ficam facilmente no lugar com fitas dupla face.
Atenção para o peso suportado e a superfície em que ela vai ser colada, existem vários tipos.
11. Ganchos e suportes de encaixe:
Na hora de organizar o banheiro, se você não tem acesso ao projeto hidráulico do prédio, é melhor não furar nada. Hoje existe diversas opções de toalheiros, suportes de papel higiênico e até organizadores que você pode encaixar na porta, no box ou até mesmo na caixa d’água acoplada ao vaso sanitário. Eles vão te salvar de uma possível dor de cabeça e do prejuízo de furar um cano sem querer!