Pessoas multi-tarefas, inquietas e sociáveis, provavelmente estão prestes a ter um treco ao precisarem enfrentar um dos principais desafios que emergiu durante esse período de isolamento: o tédio. É, nós sabemos que não é fácil. Mas, e se nós disséssemos que todo esse tempo ocioso que tá sobrando no seu dia, pode ser uma ótima oportunidade para praticar o inglês que tá enferrujado?! E do melhor jeito! Com produções audiovisuais que vão te prender do início ao fim.
Aqui separamos uma listinha nada-óbvia para que você possa se divertir e, ao mesmo tempo, manter contato com o idioma. Ah, se o seu nível de compreensão ainda não for 100%, nossa sugestão é colocar as legendas em inglês – assim você acompanha a fala e consegue ter o apoio da transcrição ao mesmo tempo. Além de entreter, enriquece à beça o vocabulário. 😉
– Mary Shelley
Baseado em fatos reais, o filme de época, acompanha a vida da escritora Mary Shelley, antes Mary Godwin, desde sua adolescência até a fase adulta. O drama retrata todos os dramas familiares, o romance vivido com o poeta Percy Bysshe Shelley e as inspirações que a levaram a escrever o romance Frainkestein. Os diálogos e expressões retratam bem o período vivido pelos personagens, e são bastante rebuscados – mas não se preocupe! De maneira geral, são fáceis de serem compreendidas já que são bem articuladas e faladas pausadamente.
– Jadotville
Outra história verídica, Jadotville conta a história de uma missão de paz feita pela ONU durante a Guerra Friam no Congo, em 1961. O filme retrata o momento em que 150 militares irlandeses ficam encurralados por um grupo de soldados congoleses chefiados por mercenários franceses e belgas, que trabalham para corporações que mineram as regiões da pequena cidade de Jadotville. Por se tratar de um filme multicultural, já podemos esperar diversos sotaques – portanto, um prato cheio para quem, até hoje, estudou apenas o inglês americano. Desmistificando aquela velha ideia de que apenas a pronúncia norte-americana das palavras que é a correta.
– Lionheart
A trama deste filme gira em torno de Adaeze (interpretada pela atriz africana Genevieve Nnaji) que é filha de uma rica família nigeriana, que precisa assumir o controle da empresa de transportes da família, quando seu pai fica doente. Mostra uma mulher inteligente e honesta, e também retrata algo que nós pouco conhecemos, uma imagem honesta do continente africano. Um destaque especial para os sotaques! Já que, além de fazer história por ser um dos filmes mais bem avaliados no site Rotten Tomatoes, é super rico no quesito sotaques africanos – ao mostrar também países que possuem inglês além de suas línguas nativas como oficiais.
– Magos da Decoração
Ok, esse aqui não é um filme e sim um reality show. Mas, pedimos licença pra abrir uma exceção para a categoria de seriados para indicar esse que é sensacional: uma competição de designers de interiores amadores. Cada episódio mostra um desafio que deve ser realizado pelos participantes e depois, que depois os juízes avaliam e decidem quem vai pra casa. Um destaque especial para uma das participantes do reality que é brasileira – e que nos ensina uma grande lição: a de que TUDO BEM ter sotaque! Você pode falar perfeitamente bem e ainda sim se orgulhar da identidade que imprime no idioma. E isso é lindo! O importante vai, sempre, conseguir se fazer entender e se comunicar – não importa a língua. 😉