Obedecendo a tradição anual, nesse mês a Pantone liberou por mais um ano a sua previsão de tendência relacionada a cor. Dessa vez, a escolhida foi a PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, uma cor clara, de “espírito abrangente que enriquece mente, corpo e coração”.
Se você acompanha essa escolha anual a um tempo, provavelmente ja deve ter se perguntado, como é que essa escolha acontece. Venha conferir esse processo e relembre as cores dos últimos cinco anos com a gente!
O processo de escolha
Antes de mais nada, não acredite no que dizem por aí, a escolha não é nada aleatória. O processo é longo e conta com análise de inúmeros mercados, como moda, arquitetura e cinema.
Os especialistas fazem uma busca minuciosa não apenas sobre o mundo fisico, mas também no mundo sentimental. A própria cor do ano de 2024, segundo a Pantone, é “A cor cujo abraço caloroso e acolhedor transmite uma mensagem de compaixão e cuja sensibilidade acolhedora une as pessoas e enriquece a alma”.
Algumas outras marcas pelo mundo também fazem suas apostas para as cores dos próximos anos, e mesmo que nem sempre sejam as mesmas, isso não quer dizer que uma acertou e a outra não, afinal, a cor é apenas um caminho que pode direcionar produtos diversos.
A Pantone criou esse processo de revelar a cor do próximo ano em 1999 e desde então, o público geral e claro, as marcas, esperam o final de cada ano para descobrir o que vem para o próximo.
Cores dos últimos anos
- 2023 – Viva Magenta
Foi uma tonalidade enraizada na natureza, descendente da família vermelha e que expressa um novo sinal de força. Uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa.
- 2022 – Very Peri
Foi um símbolo do zeitgeist global daquele momento, uma transição pela qual todos estavam passando. Ao voltar a superfície depois de um intenso período de isolamento, as noções e padrões estavam em transformação.
- 2021 – Ultimate Grey e Amarelo Illuminating
Segundo a Pantone, essa combinação das nuances amarelas e cinzas evocam resiliência, otimismo e positividade para o ano que estava começando, após os acontecimentos caóticos de 2020.
- 2020 – Classic Blue
Uma tonalidade azul atemporal e duradoura, elegante em sua simplicidade. Lembrando o céu ao entardecer, com mensagens confiantes e empáticas que oferecem refúgio.
- 2019 – Living Coral
Nas palavras de Laurie Pressman, vice-presidente da empresa na época “Estamos olhando para as cores que trazem nutrição e conforto e familiaridade que nos fazem sentir bem. Não é muito pesado. Queremos jogar. Queremos ser elevados”.
E aí, curtiu estar por dentro do processo de escolha das Cores? Demais né? Para ficar por dentro de tudo que acontece dentro dos temas de Arquitetura, Design, Arte e Decoração siga o OQueFazerCuritibaDecora no Instagram!