A cidade de Curitiba é amplamente conhecida como um exemplo inspirador quando se trata de sustentabilidade e design verde. Com um compromisso incansável com a preservação ambiental e a qualidade de vida de todos os seus habitantes, a capital tem se destacado como uma referência em arquitetura sustentável e práticas de design verde.
Andando nesse caminho, Curitiba transformou o aterro sanitário da Caximba, em uma usina solar. Sim, é isso mesmo! Essa iniciativa pioneira visa converter a área que era utilizada como aterro, convertendo o local em uma fonte limpa e renovável de eletricidade. A usina solar terá capacidade para produzir uma quantidade significativa de energia limpa, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e promovendo a sustentabilidade, além de ser um exemplo inspirador para outras cidades, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e o aproveitamento de recursos renováveis.
Essa transformação reflete o compromisso da nossa cidade em encontrar soluções inovadoras para desafios ambientais. Ao converter o antigo aterro em uma usina solar, a cidade lidera o caminho para cada vez mais transições de espaços já descartados em espaços sustentáveis. Além dos benefícios ambientais, essa iniciativa também traz oportunidades econômicas, como a criação de empregos na indústria de energia renovável e o estímulo à inovação tecnológica, além da economia estimada mensalmente de 30% sobre o valor da conta de energia dos prédios públicos do município, o que pode representar, por ano, R$ 2.650 milhões, que poderão ser revertidos em benefícios à população.
E você, quando pensa em uma Curitiba verde e inovadora, pensa no que?
Conta pra gente, nós queremos saber!
Para mais conteúdos sobre Arquitetura, Design e Decoração siga o @oquefazercuritibadecora nas redes sociais.