Teatro, música, artes visuais e audiovisual. No dia 21 de outubro, o Impact Hub será palco da 1a edição do projeto Artistas de Impacto, em um evento multidisciplinar em torno da arte e sustentabilidade. Para a ocasião, estão previstas as apresentações da cantora Rubia Divino, da atriz Patrícia Cipriano, da Fabulário Filmes e da artista visual MIlla Jung, artistas selecionados por seus projetos em convocatória realizada no último mês de julho. A programação contará com uma diversidade de disciplinas artísticas, todas inspiradas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, pré-requisito para fazer parte do projeto.
Terceiro de uma série de eventos que está percorrendo diversas cidades do Brasil, incluindo Florianópolis, Salvador, Manaus, Cuiabá e São Paulo, o projeto busca promover a conscientização sobre os ODS e inspirar a ação por meio da expressão artística. “Artistas de Impacto é uma ponte entre a criatividade e a sustentabilidade, e estamos entusiasmados em apresentar os talentos que foram selecionados para esta programação em Curitiba. Queremos mostrar como a arte pode catalisar mudanças positivas em relação aos desafios globais que enfrentamos”, diz Douglas Nicolau, CEO da Incentiv.
Para Milla Jung, uma das artistas selecionadas, a expectativa com iniciativas como esta “é fazer com que mais pessoas se envolvam com arte e cultura para poder pensar sobre os desafios do mundo hoje”. Para a equipe da Fabulário Filmes que trabalha com temas ligados aos direitos humanos, dando especial atenção às questões da migração e do refúgio, “a seleção para o Festival Artistas de Impacto é um reconhecimento importante, não apenas ao trabalho que desenvolvemos, mas ao trabalho coletivo que foi feito pelas mulheres que realizaram o filme “Vozes e Olhares: As Poderosas Joias Africanas” e ao trabalho dos nossos parceiros da Missão Paz. Nossa maior expectativa com o evento é poder exibir o filme para mais pessoas. Desejamos que os temas abordados no filme, com a força da imagem e da palavra de cada uma das mulheres protagonistas, possam realmente reverberar, gerar impacto e transformação no mundo em que vivemos”, completa Juliana Sanson.
O Projeto “Artista de Impacto” é apresentado pelo Ministério da Cultura, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Sintonize, captação de recursos da Incentiv, parceria da Impact Hub, e patrocínio do Nubank.
Sobre os trabalhos / artistas selecionados
Música: Rubia Divino apresenta o show Transborda
O show Transborda da cantora e compositora Rubia Divino desbrava caminhos e traz simbologias para falar de coragem, descoberta e memória, ancoradas na ancestralidade. Um show genuinamente brasileiro e autoral, que já passou por palcos do Sesc Curitiba, Sesc Londrina, Festival de Jazz de Curitiba e que por meio do olhar e vivências da artista, que não abre mão de ter como base as influências de sua raiz. Conta com direção musical de Luca Ramos e Lilian Nakahodo (Tropa de Elite 2). Acompanham a cantora os músicos Maria Tereza (percussão), Kluber (piano/teclado), Luca Ramos (guitarra e synth), Bruna Buschle (contrabaixo), Luís Fernando Diogo (bateria) e equipe técnica. “Tudo que envolve a concepção desse trabalho vem da minha investigação sobre a cura. Foi por meio dela que construí essa narrativa sobre como entender e dimensionar um legado, ancorada à memória”, explica a cantora. O show Transborda tem figurino de “Brechó das Pretas e “Puta Peita”. Interações em projeção de Gabi Castro, Lio Soares (Tuyo) e da própria Rubia. Os feat’s são permeados pelas músicas “Quem é Você?/Colheita”, “Tudo que Transborda” e “Legado” com roteiro de Adriana Chaves, direção de arte de Elisa Riemer e direção geral de Rubia Divino. O show explora a subjetividade dos elementos barro, água e terra, revelando assim um processo de cura e de busca para se entender quem somos dentro desse espiral de presente, passado e futuro. 60min.
Teatro: Patrícia Cipriano apresenta Dentro do peito uma bomba
“Dentro do peito uma bomba” é uma intervenção performática criada por Patricia Cipriano, com duração de até 40 minutos, onde as matérias primas deste acontecimento são o mito da medusa e a pedra. Aqui o olhar que cruza não petrifica e sim convoca e já não há mais heróis, eles viraram escombros e o marco zero é o aqui agora. Este trabalho é, também, um convite para erguer novos monumentos e contar outras histórias a partir da pergunta: – O que podem os corpos que portam bombas dentro do peito?
Audiovisual: Fabulário Filmes apresenta “Vozes e Olhares: As Poderosas Joias Africanas”
“Vozes e Olhares: As Poderosas Joias Africanas” é um filme de 15 minutos produzido a partir da realização da Oficina “Vozes e Olhares”, na qual um grupo de mulheres, vindas de várias regiões da África, se reuniu para compartilhar suas histórias e produzir um documentário coletivo, falando sobre temas como a vida das mulheres migrantes e refugiadas, a inserção no mercado de trabalho brasileiro, situações de xenofobia e racismo, questões culturais e a história da África – o berço da humanidade.
Artes visuais: Milla Jung apresenta Segunda Natureza (exposição online)
Segunda Natureza é uma pesquisa sobre a tecnosfera como paradigma de consumo na experiência contemporânea. O termo, de Laymert Garcia dos Santos, aponta para uma relação entre sujeito e tecnologia que não se estabelece por necessidade, mas por pura ansiedade. A instalação em neon em “azul Windows” é pensada como uma imagem-aparição, tornando visível aspectos sutis da experiência contemporânea, e também certo estrangeirismo. O “azul Windows”, por sua vez, demarca a impossibilidade de uma primeira natureza, intocada e remota, e, contrasta com a natureza possível, contaminada pela tecnosfera, com suas tramas indissociáveis. No vídeo e stills os infantes surgem como o simbólico de uma vocação estrutural, numa arquitetura de uma subjetividade que delineia-se como futuro; logo o neon se interpõe como um objeto de fascínio e imobilidade, implacável, no lugar de qualquer interrogação… “um objeto de uma natureza tal que oculta a extensão de nossa ignorância, recobrindo-a com uma técnica”… diz Jerusalinsky.
O que são as ODS
ODS é a sigla para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros.
A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
Sobre
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Conhecida como Lei Rouanet, foi concebida em 1991 pelo Governo Federal Brasileiro com intuito de incentivar pessoas físicas e jurídicas a contribuir financeiramente para promoção de iniciativas de diversas áreas culturais.
Incentiv como captação
A Incentiv é uma startup que oferece uma solução tecnológica para toda a jornada de uso das leis de incentivo fiscal, e tem como missão transformar impostos em impacto social através da atuação em rede.
Sintonize como realização
Especializado na elaboração, produção e prestação de contas de projetos viabilizados através de incentivos fiscais, o Grupo Sintonize trabalha para a democratização do acesso à cultura, esporte, educação e saúde visando o impacto social a nível nacional.
Impact Hub como Parceiro
O Impact Hub é um portal para o futuro. Trabalha para empoderar empreendedores e empreendedoras, ajudando-os a se desenvolver e fazer seus negócios crescerem, por meio de programas de educação empreendedora, aceleração, inovação para governos e grandes empresas, além de gestão de comunidades em coworkings e centros de inovação.
Nubank como patrocinador e apresentador
O Nubank é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo. Guiado pela missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nubank está promovendo o acesso a serviços financeiros na América Latina, conectando lucros e propósito para criar valor para todos os stakeholders e ter um impacto positivo sobre as comunidades nas quais opera.
Serviço
PROGRAMAÇÃO
Confira a programação com as apresentações das iniciativas selecionadas para a primeira edição do Projeto Artistas de Impacto.
Data: 21/10 | Horário: 15h às 20h
Local: Impact Hub Curitiba
Endereço: R. Fernando Amaro, 60 – Alto da XV.
– Audiovisual: Vozes e Olhares: As Poderosas Joias Africanas de Fabulário Filmes
– Música: Show Transborda de Rubia Divino
– Teatro: Dentro do Peito uma Bomba de Patricia Cipriano
_ Exposição online de Artes Visuais: Segunda Natureza de Milla Jung
Para garantir acessibilidade, nas apresentações de teatro e música teremos intérprete de Libras, no filme legenda e na exposição audiodescrição.
Acesse o Sympla e retire seu ingresso gratuito: https://www.sympla.com.br/evento/artistas-de-impacto/2165048