Quem mora em Curitiba deve ter achado no mínimo estranho os últimos meses que se passaram na capital cuja fama que carrega é a de capital mais chuvosa do Brasil. Isso porque, com poucas chuvas, o tempo foi bem mais seco que o normal. A sequência de dias ensolarados – inédita pra quem sempre esteve acostumado com o volume intenso de precipitações – no entanto, está longe de ser sinônimo de dias no parque e comemoração. A crise hídrica que estamos enfrentando, é fruto da maior estiagem dos últimos 60 anos no estado do Paraná.
Só para termos uma ideia, a média histórica de chuva em mm para o período é de 665 mm. Este ano, porém, o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) apresentou números alarmantes: 188mm de chuva. Ou seja, em 2020 choveu 71,7% a menos que a média. Para piorar, não há perspectivas de melhora nos próximos meses uma vez que, historicamente, os meses de janeiro e fevereiro são os mais chuvosos – seguidos por outubro e dezembro.
Foi então que, a fim de contornar a crise, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) decidiu mais uma vez adotar o sistema de rodízio de abastecimento. Funciona assim: os moradores recebem, com antecedência, um aviso dizendo que em determinado dia da semana seu fornecimento de água será interrompido por 72h. Após esse corte, o reabastecimento é feito de forma gradual.
Nós do OQFC reiteramos que o momento exige, mais do que nunca, o uso consciente da água, dando prioridade para alimentação e higiene pessoal – principal forma de prevenção e combate contra o Coronavírus (covid-19). Outras atividades como lavagem de veículos, calçadas, devem ser adiadas até que a situação volte ao normal.
Outras dicas de consumo consciente:
– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar o jardim e a grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar pisos e calçadas. Lembre-se: lavar calçadas com mangueira é desperdiçar água tratada. Para ”varrer” a sujeira, use a vassoura.
– Feche o ralo da pia enquanto lava a louça, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e depois enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta
– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
Para saber se o seu bairro está no rodízio de abastecimento e vai ficar sem água, clique aqui.