Para os amantes da natureza, uma fugidinha da cidade, de tempos em tempos, é mais do que lazer. É imprescindível. A boa notícia, é que nos arredores de Curitiba existem não uma, mas váaarias trilhas – para todos os gostos e condicionamentos físicos – só esperando para serem desbravadas. Independente do grau de dificuldade, uma coisa é certa: respirar ar puro, se deparar com vistas de tirar o fôlego, testemunhar o nascer e (ou) o pôr do sol de um jeito único, tudo isso em meio a natureza, é tão recompensador que o esforço até vai parecer pequeno depois. Não acredita? Então dá uma olhadinha na nossa lista e já chama os amigos pra fazer um programão diferente nesse fim de semana!
Vale lembrar: consciência ecológica é tudo! Portanto, nada de deixar lixo na natureza. Leve embora tudo que carregar consigo e deixe no local apenas suas pegadas. 😉
Morro do Anhangava
Uma das preferidas entre os montanhistas da região, o Morro do Anhangava oferece opções tanto para os amantes da caminhada quanto para escalada. Além de ser uma das mais próximas para os curitibanos, possui vias e trilhas adequada para iniciantes, e uma subida que exige esforço médio de até 2h. O acesso da base fica no IAP, em Quatro Barras.
Morro do Canal
Localizado em Piraquara, o Morro do Canal possui uma trilha relativamente fácil e bem sinalizada. No entanto, fique atento: alguns trechos íngremes podem aparecer no caminho e você vai precisar fazer uso de equipamento específico (correntes, cordas ou grampos). Pra chegar até o cume, o trajeto leva mais ou menos duas horas, e de cima é possível ver toda a represa de Piraquara e a cidade de Curitiba. Ali pertinho, também ficam o Morro do Vigia e a Pedra Amarela, que tem um grau de dificuldade mais elevado.
Morro do Vigia e Pedra Amarela
Próximo ao Morro do Canal, também estão o Morro do Vigia e a Pedra Amarela – duas opções para quem já apresenta mais experiência e está com o condicionamento físico bastante em dia pra encarar os desafios de trilhas que a primeira vista parecem bastante intimidadoras, com acesso mais complicado. Se você se garante, vá sem medo! Mas atenção, cuidado redobrado e, se possível, um guia que conheça a região.
Salto dos Macacos
Com tobogãs naturais e cachoeiras de encher os olhos, concede ao Salto dos Macacos a fama por ser um dos atrativos mais bonitos da Serra do Mar – e não à toa: a beleza da queda 70 metros é mesmo impressionante. Para subir até lá, no entanto, é recomendado o apoio de guias experientes, uma vez que não se trata de uma via tão fácil assim.
Foto da @marciaassys
Morro Pão de Ló:
Localizado em Quatro Barras, dentro do Parque Estadual da Serra da Baitaca, é uma opção de bastante fácil acesso para os moradores de Curitiba. A partir da base da IAP, também próxima da outros Morros, essa trilha tem um grau de dificuldade fácil e médio. Do topo, há vista para Curitiba e região e para as montanhas do conjunto Marumbi e Pico Paraná.
E aí? Pronto e animado para desbravar essas e outras montanhas da região? Então não esqueça de alguns itens e preparativos importantes para sua experiência ser mais segura e divertida:
1 – Use roupas e calçados adequados: vista algo confortável e calce, de preferência, botas ou tênis específicos para a atividade. Além de evitar acidentes, garante mais equilíbrio e estabilidade para realizar a trilha.
2 – Se hidrate: não esqueça da garrafinha de água! Parece óbvio, mas em trajetos de ida e volta que devem levar ao todo 4h, você vai sentir sede. 😉
3 – Itens básicos de segurança: precaução nunca é demais, né?! Por mais que o trajeto seja curto e bem sinalizado, não custa levar lanterna, um par de pilhas, apito e agasalhos.
4 – Informe-se sobre o trajeto: e, preferencialmente, não embarque nesse tipo de aventura sozinho! Pergunte à pessoas que já fizeram trilha por recomendações, estude o mapa do local e leve o GPS.
5 – Preste atenção na previsão do tempo: trilha e chuva não combinam! O trajeto fica molhado e as pedras escorregadias.
6 – Agora é só aproveitar!