Entre um trabalho aqui e outro ali, muitas vezes acabamos caindo na rotina e esquecendo de olhar para o que mais deveria importar em tudo que fazemos: praticar o bem. Pensando nisso, há algum tempo publicamos um desafio no Instagram, que se resumia em compartilhar iniciativas que promovem ações de solidariedade em Curitiba. Essa corrente do bem se espalhou e acabamos conhecendo muitos projetos que sequer imaginávamos – verdadeiras razões para acreditar que, com pequenas ações, é possível tornar o mundo menos desigual. Confira no que você pode ajudar:
Instituto Aumigão
O Instituto Aumigão funciona com o objetivo de promover conscientização sobre a situação dos animais de rua em Curitiba. Os animais resgatados ficam em lares temporários de parceiros que cuidam da proteção deles, e as despesas são todas custeadas pelo Instituto, que se mantém por doações em forma de dinheiro, ração, itens para rifas, etc. Todos os recursos que arrecadam são direcionados para castrações, vacinas, alimento e medicação dos bichinhos. Eles ainda promovem feiras de adoção aos sábados (das 10h às 17h) e domingos (das 10h às 16h) na Casa do Produtor Seminário – Av. Nossa Senhora Aparecida, 661.
Saiba mais em: www.instagram.com/institutoaumigao
Animais sem Teto
Criado em 2007, o Animais Sem Teto cuida do resgate de animais em situação de rua na região de Curitiba e região metropolitana. Todos que trabalham lá são voluntários e é possível ajudar de várias maneiras, basta estar disposto a fazer o bem para os aumiguinhos. <3
Saiba mais em: (41) 99552-8929 | www.instagram.com/animaissemteto
Tomba Latas
A Tomba Latas foi criada a partir de um grupo que se preocupa, principalmente, com a proteção dos animais, destinando parte de seu tempo e de seus recursos para a causa. Há diversas formas de contribuir: adotando ou apadrinhando um cachorrinho, participando das campanhas de adoção como voluntário, passeando com os cães, dando carinho, atenção, comida, água, auxiliando na limpeza, e, também, transportando os bichinhos que ficam nos hotéis (até encontrarem um lar) até as campanhas e vice-versa.
Saiba mais em: www.tombalatascuritiba.com.br
Tampinha do Bem
O projeto Tampinha do Bem tem como objetivo prestar assistência a animais resgatados e, ao mesmo tempo, dar a destinação correta a materiais plásticos. O grupo atua recolhendo tampas plásticas e revendendo o material para locais de reciclagem, utilizando o valor para ração, despesas veterinárias, castrações, internamentos, entre outras necessidades para cuidar dos bichinhos resgatados. Possuem diversos pontos de coleta espalhados pela cidade e as tampinhas podem ser de garrafas pet, de produtos de higiene e limpeza, de medicamentos, de alimentos ou de produtos automotivos.
Pontos de coleta: https://www.google.com/maps/@-25.4120041,-49.2016379,12z/data=!3m1!4b1!4m3!11m2!2s5F0ruBjDyWbhrdbJfsgpPM6wilBw4w!3e3
Saiba mais em: www.facebook.com/tampinhadobemcuritiba | www.instagram.com/tampinhadobemcwb
Projeto Compostar
O Projeto Compostar surgiu com a ideia de dar uma destinação correta aos resíduos orgânicos. O grupo promove a conscientização sobre a responsabilidade que temos em relação ao lixo que produzimos, buscando maior aproveitamento dos materiais que são descartados. Isso acontece por meio da compostagem, que é a transformação do lixo orgânico em adubo. Para participar, basta assinar um dos planos disponíveis (que funciona como um financiamento coletivo para o projeto continuar acontecendo) e separar os resíduos orgânicos em sua casa. Eles ficam responsáveis pela coleta desses resíduos e, todo mês, enviam uma muda de hortaliça – para quem quer produzir sua própria horta orgânica – ou o adubo produzido a partir desse processo.
Saiba mais em: www.benfeitoria.com/projetocompostar
www.instagram.com/projeto_compostar_curitiba
Sopão Curitiba
Criado entre amigos, o projeto Sopão Curitiba leva alimento e afeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Surgiu a partir da iniciativa de uma estudante de direito e, hoje em dia, já conta com mais de 100 voluntários mobilizando a arrecadação e preparação de alimentos para serem distribuídos nos finais de semana. Inicialmente eram doadas porções de sopas, mas agora o cardápio está mais amplo e varia conforme os produtos que arrecadam. É possível ajudar por meio da doação de alimentos, roupas e cobertores.
Saiba mais em: (41)99722-3113 | www.instagram.com/sopao_curitiba
Lar Moisés
O Lar Moisés é uma organização sem fins lucrativos que abriga crianças que tiveram seus direitos violados ou estão em situação de risco. Enquanto aguardam o andamento das decisões judiciais, a instituição oferece abrigo e cuidados até que possam retornar para suas famílias ou sejam encaminhadas para outro lar. Para manter a estrutura que oferecem, é possível ajudar doando produtos (alimentos, roupas, móveis, produtos de limpeza e de higiene, material escolar, artigos de decoração e outros objetos em condições de uso ), organizando eventos, “apadrinhando” uma criança (ajudando financeiramente com alguns custos ou participando de sua vida), fazendo doações ou destinando uma parte do Imposto de Renda.
Saiba mais em: www.larmoises.org
Atitude na Cabeça
Desde 2014, a ONG Atitude na Cabeça arrecada perucas, cabelos e acessórios (como lenços e boinas) para pacientes que perderam seus cabelos por conta de tratamentos de algumas doenças – os quais costumam ser bem agressivos – e, assim, auxiliam no processo de aceitação e superação do diagnóstico, devolvendo a autoconfiança a essas pessoas. O grupo aceita doações dos materiais (perucas, cabelos e acessórios), contribuições financeiras e voluntários.
Saiba mais em: (41) 3015-0768 | www.instagram.com/atitude_na_cabeca
Esses são apenas alguns entre tantos projetos legais que existem por aí. E você, já parou para pensar em como pode melhorar o mundo hoje?