Já estamos em novembro e aquela ansiedade pré-festas de fim de ano, verão, praia e carnaval só aumentam. Há quem goste tanto de uma bagunça, que pensando nisso, já tá com o abadá na mão, prontinho pra fazer a festa no Folianópolis – o consagrado evento da Ilha da Magia, que por três dias mais parece o Rio de Janeiro nos meses de fevereiro e março.
Mas, pensando na turma que quer distância do agito e é #TeamSossego, o OQFC preparou uma listinha recheada com dicas de roteiros para quem busca tranquilidade seja para o feriado, período de férias ou só aquele final de semana em que tudo que a gente mais quer é dar uma escapada desse ritmo de cidade grande.
1- Morretes & Antonina:
Dois destinos clássicos e que, ainda assim, muitas vezes são esquecidos por quem vive na região e acha que litoral é só praia. Morretes e Antonina ficam a pouco mais de 80km da capital e são uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo e adora o clima gostoso e pacato de cidade do interior. Para chegar até lá, uma das alternativas é aproveitar para fazer o passeio de trem da Serra Verde ou ainda, aproveitar a paisagem da Estrada da Graciosa, considerada uma das mais bonitas do país – e não à toa: são 33km em meio a natureza remanescente e deslumbrante da Mata Atlântica. Além dos centrinhos históricos, igrejinhas fofas e trilhas, os dois destinos são perfeitos para degustar as delícias locais. O prato típico, talvez você já conheça: barreado, com uma porção generosa de farinha de mandioca e banana. Só de pensar já estamos com água na boca!
Foto: Everson Mayer
2- Buraco do Padre:
para os amantes de cachoeiras e belezas naturais, Ponta Grossa tem uma das mais belas da nossa região! Indo na contramão de quem pega a estrada rumo às praias, ir em direção aos Campos Gerais, é quase garantia de uma estrada menos movimentada em datas que costumam ser mais agitadas. A cachoeira é na verdade uma ”furna” e tem uma queda d’água que despenca dentre as rochas e que passa dos 30m. Na base dela, há ainda uma espécie de prainha, com areia e tudo, pra quem quer se refrescar e curtir o local por mais tempo. Outra ideia, é aproveitar o passeio e aproveitar pra conhecer a Fenda da Freira, que fica não muito longe dali.
Foto: Maurício Oliveira
3- Ilha do Mel:
Eu sei. Você deve estar pensando que talvez a Ilha do Mel não seja necessariamente um destino fora do agito. Mas a gente vai tentar apresentar argumentos que provem o contrário. A começar pelo fato de se tratar de um parque estadual com mata nativa preservada e uma estrutura interna que comporta um número máximo de pessoas, então as visitas são controladas para que o impacto seja o menor possível e para que todos tenham o mínimo de conforto. Outro fator, é o de que é um destino muito procurado por casais, ou pessoas que estão procurando uma vibe mais tranquila ou o contato com a natureza – portanto, a garantia de sossego é quase de 100%. Lá, além das praias (que já eram esperadas), você também pode fazer trilhas, subir no farol para uma vista de tirar o fôlego, visitar a gruta das encantadas e curtir um pôr do sol mais do que especial.
Foto: Pousada Plancton
4- Tibagi/Canyon Parque Estadual Guartelá:
Tibagi, que como Ponta Grossa, também fica nos Campos Gerais, é o destino perfeito para os mais aventureiros pois conta com o 6º Canyon em extensão do mundo e o mais longo do Brasil! Já imaginou? Além de ser um patrimônio natural e arqueológico, você encontra vistas deslumbrantes, perfeitas para quem adora ecoturismo. As trilhas, no entanto, tem capacidade máxima para 40 pessoas por dia – então é bom reservar com certa antecedência. Lá você pode conferir pinturas rupestres, e os famosos “panelões”, que mais parecem banheiras de hidromassagem naturais. Perfeito para recarregar as energias!
Foto: Site Lobi
5 – Cave Colinas de Pedra:
Já imaginou fazer uma degustação de vinhos em um túnel de trem desativado? A ideia foi de Ari Portugal, que fundou a Cave Colinas na Estação Ferroviária de Roça Nova, no município de Piraquara, bem pertinho de Curitiba. A temperatura do túnel é perfeita para o armazenamento e maturação de vinhos e espumantes, que hoje somam mais de 50.000 garrafas em seus mais de 420m de extensão. Além disso, a cozinha prepara várias comidinhas gostosas pra você harmonizar com as taças.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.