Novembro mal começou e a gente já entra em clima de final de ano. Quando a previsão do tempo promete dias ensolarados então a animação é garantida – tá mais que liberado sonhar com as férias de verão, né? Tá bem, a gente sabe que ainda falta um tempinho pro recesso e nem por isso precisamos deixar de aproveitar os dias bonitos que vem por aí. Por isso, fizemos questão de preparar essa seleção de destinos próximos a Curitiba para curtir um final de semana com os amigos ou a família. Vale passar poucos dias ou até fazer um bate-volta, o que importa é fugir um pouquinho da rotina e respirar novos ares pelas paisagens lindas que nos cercam. Bora conhecer?
Parque Estadual de Vila Velha
Famosíssimo por suas formações rochosas com mais de 300 milhões de anos, o Parque Estadual de Vila Velha fica a 100km de Curitiba, na região de Ponta Grossa. É o primeiro parque do estado, tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, e um dos principais destinos de quem se interessa por natureza, história e lendas sobre as figuras que se formaram nos arenitos.
Funcionamento: de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h.
Entrada: R$42
Caminho do Vinho
O Caminho do Vinho é parada obrigatória quando o assunto é comida afetiva. Fica na região de São José dos Pinhais, bem pertinho daqui – perfeito para passar uma tarde diferente sem ir muito longe! Lá você vai encontrar vários restaurantes, chácaras de lazer, cafés coloniais, produtos artesanais (pão, mel, salame, queijos…) e, como o próprio nome já diz, muito vinho!
Colônia Witmarsum
A pouco mais de 1 hora do centro de Curitiba, a colônia Witmarsum é praticamente um pedacinho da Alemanha aqui perto da gente. Um verdadeiro refúgio da correria urbana que vivemos, tem restaurantes e espaços de lazer imperdíveis para quem quer respirar um pouco de ar puro e ficar em contato com a natureza – tudo isso, claro, saboreando boas comidas e cafés coloniais. Não podemos deixar de dividir com vocês duas experiências fantásticas que tivemos por lá:
Faz quanto tempo que você não faz um picnic? Essa é uma das propostas da Lecker, uma das confeitarias mais fofas de Witmarsum. Você reserva uma data e eles providenciam tudo: toalha, cesta de picnic, talheres… além das comidinhas deliciosas. O valor do picnic é R$110, sugerido para 2 pessoas, mas você pode ir com a família toda e pedir mais comidinhas de acordo com a fome. Além do picnic (que já está com a agenda quase lotada para esse ano), eles também tem opções a la carte, com uma super variedade no cardápio: tortas, bolos, salgados tipicamente alemães, cucas, cafés e chopp.
Funcionamento: sábados e domingos, das 10h às 18h (somente com reserva).
Essa dica é pra se sentir em um verdadeiro chá da realeza! A Schatz Witmarsum é um charme só, com um espaço super delicado e intimista, para um chá (ou café) da tarde pra lá de especial. Macarons, bolos, tortas e salgados fazem parte do cardápio deles, tudo inspirado na França e Inglaterra. O teto de flores e os detalhes em tons pastéis vão render registros inesquecíveis!
Funcionamento: quarta, quinta e sexta (somente com reserva).
Sao Luiz do Purunã
Cavalgadas, rapel, cachoeiras, cicloturismo, trilhas e lazer rural: se você busca contato com a natureza e tranquilidade, acabou de achar o destino certo! São Luiz do Purunã, a 1h30 de Curitiba, tem várias opções de hotéis fazenda para passar uns dias de sossego. Se o tempo estiver apertado, a maioria dos lugares tem a modalidade de day use, em que você aproveita as atividades que oferecem sem precisar se hospedar.
Ilha do Mel
A tranquilidade que te espera na Ilha do Mel já começa pelo acesso ao local: para chegar lá é preciso pegar um barco (em Pontal do Sul ou Paranaguá) que faz a travessia e desembarca nos trapiches da ilha. É uma área de preservação ambiental com pousadas no estilo mais rústico, áreas para surf e muito sossego. A ilha possui duas regiões em que é permitido o turismo: Brasília e Encantadas, cada qual com suas belezas e atrativos próprios. Não deixe de conhecer o Farol das Conchas, um mirante que fica bem no alto com uma vista panorâmica de tirar o fôlego!
Morretes e Antonina
Se você mora em Curitiba e nunca foi para Morretes comer o tradicional Barreado, está fazendo errado! Brincadeiras à parte, Morretes é um destino tão conhecido por aqui que já é parte dos costumes dos curitibanos ir pra lá curtir um almoço especial. Além do barreado, prato típico da região, vale conhecer o centro histórico da cidade e ainda dar uma passada pela cidade de Antonina, que abriga construções belíssimas do século XVIII.
Quer uma dose a mais de aventura? Você pode ir até lá em um delicioso passeio de trem, vendo as paisagens deslumbrantes de mata atlântica que cercam o trajeto.
Beto Carrero
Indo um pouco mais longe – mas nem tanto -, que tal reservar um dia para se divertir em uma das torres de queda livre mais radicais do mundo? Essa e várias outras atividades você encontra no Beto Carrero, que fica na cidade de Penha-SC. Dá pra chegar lá de carro, em uma viagem de 3h, ou ir com o ônibus oficial do próprio parque, que sai de Curitiba.
Blumenau, Pomerode e Timbó
Ainda na região de Santa Catarina, você pode aproveitar para conhecer o Vale Europeu, mais no interior do estado, onde ficam as cidades de Blumenau, Pomerode e Timbó. As construções com arquitetura de estilo alemão são os cartões-postais de lá, que têm tudo a ver com a gastronomia (alguém disse chopp?) e outras heranças culturais deixadas pelos imigrantes. Ah, se você gosta de um motivo para festejar, fique de olho no calendário de eventos desses municípios – em outubro, além da mundialmente conhecida Oktoberfest (que vem com mais força na cidade de Blumenau), acontece a Festa do Imigrante em Timbó; e em janeiro a Festa Pomerana, em Pomerode.